Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28026
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Emília-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula Silva-
dc.contributor.authorRainho, Ana Rita Fonseca-
dc.date.accessioned2015-01-13T11:36:47Z-
dc.date.available2015-01-13T11:36:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28026-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Biologia apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNo presente trabalho estudou-se a possibilidade de utilizar técnicas simples para ensinar as consequências do consumo de álcool em alguns aspectos do funcionamento do sistema nervoso central dos mamíferos, bem como os mecanismos envolvidos. O trabalho encontra-se estruturado em duas partes: Parte I – Componente Científica, e Parte II – Componente Pedagógica. Na primeira parte estabeleceram-se condições experimentais para demonstrar os efeitos do consumo de álcool na coordenação motora, na memória e o desenvolvimento de compulsão pelo álcool. Em experiências que demonstram o efeito do consumo voluntário de etanol facultou-se aos animais o acesso simultâneo a soluções de etanol e solução-base de sacarina e verificou-se que os animais, apesar do sabor aversivo, preferiram as soluções de etanol ao fim de algum tempo. Para avaliar o efeito do etanol na coordenação motora utilizou-se o teste da roda motora, onde se verificou que o grupo de animais sujeito a um consumo crónico de etanol manifestou sempre um desempenho inferior ao grupo de animais de controlo. Estudou-se também a influência do etanol na memória a curto e a longo prazo, através do teste de reconhecimento de dois objectos no campo aberto. Os animais controlo mostraram um valor de índice de reconhecimento do objecto superior ao dos animais sujeitos a consumo crónico de etanol, quer no teste para a memória a curto prazo, quer no teste para a memória a longo prazo. Realizou-se ainda um teste de preferência condicionada de local para avaliar a capacidade de viciação do álcool. Verificou-se que os animais tinham tendência a permanecer mais tempo no compartimento da gaiola em que tinham tido acesso ao álcool, em comparação com o compartimento em que só tinham a acesso a água na fase de condicionamento. Resumo Página 6 Com base nestas experiências foram elaborados alguns protocolos para um conjunto de actividades experimentais simples, que integram a Parte II deste trabalho. Para cada uma das actividades propostas é sugerida uma possível forma de abordagem, bem como a sua possibilidade de integração nos conteúdos programáticos de algumas disciplinas do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleInfluência do etanol no sistema nervoso : algumas actividades para o ensino da biologiapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCNC - Center for Neuroscience and Cell Biology-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9300-3523-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Agradecimentos.pdf110.49 kBAdobe PDFView/Open
capa_lombada.pdfCapa da lombada128.18 kBAdobe PDFView/Open
folha rosto.pdfFolha de rosto127.24 kBAdobe PDFView/Open
Tese.pdfTese5.36 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

418
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,251
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.