Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária José Falcão junto da turma do 11º 9 no ano lectivo 2013-2014 : [a importância da educação física na vida dos alunos]
Authors: Reignoux, Thomas Cardoso 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores
Issue Date: 2014
Citation: Reignoux, T. C. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da Turma do 11º9 no Ano Lectivo 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: A composição deste documento – Relatório Final de Estágio – consiste numa parte integrante das unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no plano curricular do 3º e 4º semestre, do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Numa primeira parte atende-se a uma descrição das actividades desenvolvidas no decorrer da realização do estágio pedagógico, onde se patenteiam os principais aspectos inerentes ao Planeamento, Realização e Avaliação do processo de intervenção pedagógica. No que diz respeito ao Planeamento, são decretadas tarefas que o caracterizam, como o Plano Anual, Unidades Didácticas e Planos de Aula. Posteriormente no que toca à Realização, observa-se descriminado o processo de ensino-aprendizagem tendo em consideração as diversas dimensões que integram uma aula. Para findar esta última parte será abordado o aspecto da Avaliação, onde são abordadas as dimensões que caracterizam a avaliação pedagógica, nomeadamente a Avaliação Diagnóstica, Avaliação Formativa e Avaliação Sumativa. Numa segunda parte está inserida uma meditação acerca dos pontos fulcrais que dizem respeito à realização deste estágio pedagógico, descriminando questões principais sobre o processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades e aprendizagens durante o decorrer do mesmo, a ética profissional, as questões dilemáticas e as conclusões referentes à formação inicial. Na terceira fracção é apresentado um estudo caso realizado na comunidade escolar da Escola José Falcão em Coimbra, sobre a importância da Educação Física para um bem-estar nos alunos. Será ainda importante realçar através deste documento, que serão evidenciados os aspectos mais valorizados no que concerne a primeira formação inicial em termos práticos do docente estagiário de Educação Física. Palavras-chave: Aluno. Acção Pedagógica. Ensino-Aprendizagem. Diferenciação Pedagógica. Autonomia. V RESUMÉ La composition de ce document – Rapport Final de Stage – consiste en partie intégrante des unités curriculaires du Stage Pédagogique et de Rapport de Stage, présents dans le plan curriculaire du 3e et 4e semestre de la seconde année, du Master d’'Éducation Physique des Enseignements Basique et Secondaire de la Faculté de Sciences du Sport et d'Éducation Physique de l'Université de Coimbra. Dans cette première partie, on aspire à une description des activités développées pendant la réalisation du stage pédagogique, où s’appliquent les principaux aspects inhérents à la Planification, la Réalisation et l'Évaluation de la procédure d'intervention pédagogique. En ce qui concerne la Planification, elle est déterminée par des tâches qui la caractérisent, comme le Plan Annuel, Unités Didactiques et Planning des Cours. Ultérieurement en ce qui concerne la Réalisation, détailler le processus d’apprentissage de l’enseignement, tout en considèrent les diverses dimensions qui intègrent une leçon. Pour finaliser cette dernière partie, il sera abordé l'aspect de l'Évaluation, où sont abordées les dimensions qui caractérisent l'évaluation pédagogique, notamment l'Évaluation Diagnostique, Formative et Final. En seconde parties est insérée une réflexion concernant les points centraux qui se reportent à la réalisation de ce stage pédagogique, en détaillant les questions principales comme la procédure de l’enseignement et de l’apprentissage, les difficultés et les apprentissages du procédé, à l’éthique professionnelle, les questions dilemmatiques et les conclusions efférentes à la formation initiale. Dans la troisième fraction est présentée une étude réalisée dans le cadre de la communauté scolaire de l'École José Falcão à Coimbra, sur l'importance de l'Éducation Physique pour un bien-être des élèves. Il serait important de renforcé l’importance à travers ce document, des aspects les plus valorisants en ce qui concerne la formation initiale en termes pratiques de l'enseignant stagiaire d'Éducation Physique.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28025
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel._Estg2014_Thomas_Reignoux.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.