Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 Infante D. Pedro em Buarcos junto da turma do 9º B no ano letivo 2013-2014
Authors: Pedrosa, Rui Manuel Francisco 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Pedrosa, R. (2014). Relatório Final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Infante D. Pedro em Buarcos junto da turma do 9.º B no ano letivo 2013/2014. Relatório Final de Estágio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente documento, Relatório Final de Estágio Pedagógico, encontra-se inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sustentado pelo processo de prática profissional na Escola Básica Infante D. Pedro - Buarcos no presente ano letivo (2013/2014), estabelece o produto final de uma longa, mas produtiva caminhada em mais uma etapa no meu percurso académico e profissional. O presente relatório assume-se então como um requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico e, consequentemente, uma meta da nossa formação, que nos permitirá terminar o segundo ciclo de estudos, obtendo o grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento está estruturado em três partes, explanando a contextualização da prática desenvolvida, efetuando uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e um aprofundamento de um tema/problema enquadrado nos domínios de intervenção da Educação Física escolar, neste caso acerca da “Prevalência da Obesidade na Adolescência”. Através da contextualização da prática desenvolvida foi possível caraterizar o meio onde iria desenvolver a minha intervenção, além de me permitir expor as minhas expectativas iniciais relativamente ao Estágio Pedagógico, auxiliando-me na concretização do planeamento de todo o processo. A análise reflexiva acerca da prática pedagógica possibilitou a realização de um balanço acerca de todo o processo. O aprofundamento do tema problema permitiu efetuar um trabalho específico com a turma, com vista a combater este problema desta turma e da sociedade em geral, nos dias que correm. Deste modo, considero que as exigências desta Unidade Curricular, Estágio Pedagógico, contribuíram para a minha formação pessoal, profissional, ética e social, permitindo o recurso ao conhecimento científico no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. The present document, Pedagogical Internship Final report, is inserted into the framework of pedagogic training course units, included in the curriculum of the 3rd and 4th semester of the master course in physical education teaching of basic and secondary education from the Faculty of Sport Sciences and physical education of the University of Coimbra, sustained by the process of professional practice in Basic School Infante D. Pedro - Buarcos in this school year (2013/2014) establishes the final product of an extensive, but fertile walk in another stage in my academic and professional path. This report is assumed so as a requirement for the completion of the Educational Stage and, consequently, a goal of our training, which will allow us to finish the second study cycle, obtaining a Masters degree in teaching of physical education in Basic and secondary education. This document is structured in three parts, scientific paper expounding the contextualization of the practice developed, effecting a reflective analysis on pedagogical practice and a deepening of a topic/problem framed in fields of intervention of the school physical education, in this case about the "prevalence of obesity in adolescence". Through the context of practice developed could feature the medium would develop my speech, in addition to allowing me to expose my initial expectations with regard to the Educational Stage, assisting me in implementing the entire planning process. Reflective analysis about the pedagogical practice enabled the achievement of a balance about the whole process. Deepening the theme problem allowed to perform a specific job with the class, in order to combat this problem in this class and society in general these days. Thus, I consider that the requirements of this course unit, Pedagogical Training, contributed to my personal, professional training, and social ethics, allowing the use of scientific knowledge in the development of teaching and learning.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27997
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_Rui_Pedrosa.pdf.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.