Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27996
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Anadia na turma do 9º D, no ano letivo 2013-2014
Authors: Mendes, Pedro Rafael Carapinheira 
Orientador: Massart, Alain
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Mendes, P. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Anadia junto da turma 9ºD no ano letivo 2013/2014 – “Grupos de Nível nas aulas de Educação Física”. Dissertação de Mestrado. Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Este relatório final surge a conclusão de uma formação de dois anos neste mestrado. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Anadia junto da turma D do 9º ano de escolaridade, durante o ano lectivo de 2013/14. O presente trabalho, pretende relatar e refletir sobre os procedimentos adotados em três processos por mim considerados fundamentais no processo ensino-aprendizagem, o planeamento; a realização e a avaliação. Ao longo do ano lectivo a reflexão constante sobre a prática pedagógica permitiu que me torna-se um professor em constante evolução, absorvendo a informação e tendo uma postura critica em relação a este processo. Com este relatório pretendo demonstrar o processo desenvolvido ao longo desta jornada. Um dos principais desfechos que retiro deste processo é a necessidade de ensinar e promover a aprendizagem adequada a todos os alunos. Deste o aluno que tem excesso de peso, ao que tem Necessidades Educativas Especiais, ao que não gosta de educação física, estre outros perfis. Se lhes for apresentado um ambiente adequado às suas necessidades todos eles serão munidos de uma importante bagagem. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes, de atitudes práticas e resolução de problemas pedagógicos, que servirão como base de sustentação para a integração futura no ensino e também será transversal a outras actividades ligadas ao desporto e à promoção de saúde. Por último, será abordado o tema: grupos de nível em Educação Física, apresentando como exemplo a turma do 9ºD. Que se foi confrontada ao longo do ano lectivos pela homo e heterogeneidade nos grupos formados para a aula. This final report is the conclusion of a two-year training in this Masters Degree. The Pedagogical Internship was conducted in Escola Secundária de Anadia with class D of the 9th grade during the school year 2013/14. The present study aims to report and reflect on the procedures adopted in the three cases, that i considered fundamental, teaching-learning process, planning; the implementation and evaluation. During the school year, constant reflexion about pedagogical act allow me toi became a teacher in constant improvement, absorbing all the information with na critic posture about the teaching. With this report i pretend show all the process developed during this long journey. One of the principals knowledges i reatret from this process is the need of teaching and promote na learning suitable for all students. From the student who have overweight, the one who has Special Educational Needs, the student who don’t like physical education, until the other students profile, if we gave them an suitable environment to their needs, al og them will todos eles will be provided with an important baggage. The Pedagogical Internship promotes the acquisition of an a aquisição de a set of knowledge, with practices and attitudes for solving pedagogical problems, to serve as a support base for future integration in teaching and will also be cross-linked to other activities for sport and health promotion.. Last but not least, will be approach a theme: Group levels on physical Education class, using as an example the class D from the 9th grade . Who was faced throughout the school year by the homo-and heterogeneity in groups formed for class.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27996
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedro Mendes Relatório de Estágio.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

216
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

683
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.