Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27995
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Pedro-
dc.contributor.authorGomes, João Pedro Gonçalves-
dc.date.accessioned2015-01-08T15:58:17Z-
dc.date.available2015-01-08T15:58:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGomes, J. (2014). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27995-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico representa uma etapa fundamental na formação académica, pessoal e profissional, pois para além do estagiário ter a possibilidade de aplicar na prática a bagagem de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação inicial, espera-se a aquisição de um conjunto de saberes relacionados com o agir educativo, que permitam o desenvolvimento capaz da profissionalidade docente na área da Educação Física. No desenvolvimento destas ações torna-se fundamental a adoção de uma postura crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica, uma vez que esta representa a “alavanca transformadora” de uma praxis pedagógica íntegra e eticamente orientada para o sucesso dos alunos. Importa salientar também a importância que o trabalho colaborativo assume no desenvolvimento destas ações, essencialmente por representar vias de desenvolvimento pessoal, pela partilha de conhecimentos científicos e pela mudança paradigmática que promove, e por potenciar a eficácia do ensino, que se traduzem na melhoria das aprendizagens dos alunos. Este documento é o resultado de uma intervenção pedagógica desenvolvida na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, localizada em Coimbra, junto de uma turma do 8º ano de escolaridade. Este encerra três partes fundamentais: a primeira alusiva à contextualização da prática desenvolvida; a segunda, respeitante à análise reflexiva dos domínios fundamentais da prática pedagógica, designadamente o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e a éticaprofissional; e a terceira, onde apresento uma investigação, de cunho quantitativo, sobre a “efetividade de um programa de treino no desenvolvimento da aptidão física dos alunos de uma turma do 8ºano”. Esta objetiva verificar a efetividade de um programa de treino, com duas sessões semanais e com a duração de 8 semanas, para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos. Fizeram parte do estudo 43 alunos do 8º ano, 20 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, com a idade média de 13 anos, divididos em dois grupos, um experimental (submetido ao programa de treino) e um controlo (realizando as aulas normais de Educação Física). A recolha de dados baseou-se na aplicação de uma bateria de testes de aptidão física em dois momentos distintos – um pré e pós-teste. Para a análise estatística recorri ao programa SPSS, realizando o teste de Shapiro-Wilk, teste t para amostras independentes, teste U de Mann-Whitney, teste t para duas amostras emparelhadas e teste de Wilcoxon. O nível de significância foi mantido em p <0.05, ou seja 5%. Conforme evidenciaram os resultados o grupo experimental registou melhorias no segundo momento de avaliação na força superior (flexões), força média (abdominais), força explosiva dos membros inferiores (salto) e velocidade. No entanto, os incrementos significativos apenas se verificaram no teste salto (p=0,000). Estes incrementos traduziram-se no aumento do número de alunos de ambos os sexos na ZSAP, nos testes abdominais e salto, e do número de alunos do sexo feminino no teste de velocidade. The pedagogic internship represents a fundamental stage of academic, personal and professional training. Although the trainee teacher has the possibility to test in real practice all of his learning’s related with the education act, obtained along the initial training, the teacher must develop him like a capable teacher on physical education area. On the development of these actions is fundamental adopt a critical-reflexive attitude about pedagogic practices, because it represents a “start point” of a full pedagogic praxis and ethically oriented for student’s success. It’s also important underline the importance of collaborative work on these actions, essentially, because it represents a way to self development, trough the sharing of scientific knowledge, and paradigmatic changes that promotes, and the fact of promote the effectiveness of teaching, which traduces on an improvement of student’s learning. This document is the result of a pedagogic intervention, developed on the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, located in Coimbra, with a class of 8th grade. This has three fundamental parts: the first, about contextualization of developed practice; the second about pedagogical practices, mainly, planning, pedagogic intervention, evaluation and professional ethic; the third with a quantitative research entitled “effectiveness of a training program to physical fitness development of a 8th grade class. This research aim, verify the effectiveness or training program, with two seminal sessions during 8 weeks, for the development of physical fitness of students. This research was made with 43 students of 8th grade, 20 boys and 23 girls, with 13 of medium age, divided in two groups, an experimental (with a training program) and a control (habitual physical education classes). The data collected was based on a battery of physical fitness test in two different moments -pre and post test. For the analyze was used SPSS, realizing the Shapiro-Wilk, t test for independent samples, U test on Mann-whitney, t test for two paired samples and wilcoxon test. The significance level was maintained in p <0.05, that means 5%. The results shows thar experimental group has better improves on the second moment in superior strength (push-ups), average strength (sit-ups), inferior strength (jump), and speed. However, there was significant improvements just on the jump test (p=0,000). These improvements traduced on the rise of students of both gender in ZSAP, on sit up and jump tests, and on the students (girls) on the speed test.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores junto da turma do 8º C no ano letivo de 2013-2014 : a efetividade de um programa de treino no desenvolvimento da aptidão física dos alunos de uma turma do 8º anopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341751-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estág_1314_João_Gomes.pdf.pdf13.09 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

226
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

436
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.