Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 :|bfrequência de feedbacks do professor e perceção dos alunos
Authors: Guerra, Ana Clara Justino 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: GUERRA, A. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, junto da turma do 9º D, no ano letivo de 2013/2014 - Frequência de Feedbacks do Professor e Perceção dos Alunos. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Este relatório de estágio foi elaborado com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no 3º e 4º Semestre no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido realizado na turma D do 9º ano na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho na Marinha Grande, visando a apresentação de todas as aprendizagens que realizei no meu estágio Pedagógico. Além disso, este relatório pretende descrever e refletir sobre as atividades efetuadas, as dificuldades sentidas e as formas utilizadas para as vencer. Este trabalho está dividido em três partes: - Na primeira parte, faço referência às minhas expetativas face ao estágio Pedagógico, à contextualização do meio em que se insere a escola e à descrição das atividades desenvolvidas; - Na segunda parte, reflito sobre o trabalho realizado. Fiz um balanço de todas as ações/ estratégias utilizadas junto dos alunos, verificando se as metas estabelecidas inicialmente tinham sido alcançadas; - Na terceira parte, aprofundo o tema sobre a frequência de feedbacks e a sua perceção por parte dos alunos, utilizando questionários no final de quatro aulas (iniciação e exercitação) de voleibol e de danças tradicionais. Assim, neste estudo, a título de exemplo, perceciono o efeito que os vários tipos de Feedback provocam na modificação do comportamento do aluno na realização da tarefa, bem como fico a conhecer os tipos de feedback que os alunos consideram mais eficazes ou que melhor os auxiliam a aprender. This internship report was prepared as a way to apply knowledge of 3rd and 4th semester in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education School of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, and was conducted in class D 9th grade in Primary School Teacher Alberto Nery Capucho in Marinha Grande, aiming to provide all the learning that I performed my internship in Teaching. This report aims to describe and reflect on the activities carried out, the difficulties encountered and the ways used to overcome them. This work has three parts: - In the first part I’ll expose my expectations about the Pedagogic stage, the context of the environment in which it operates the school and the description of the activities; - In the second part, I’ve reflected on the work done. I’ ve made a statement of all actions / strategies used among students, making sure that the goals initially set had been achieved; - In the third part, I’ve explored the theme on the frequency of feedback and its perception by the students using questionnaires after three classes (initiation, consolidation and drilling) volleyball and folk dances. In this study I take into account, for example, the effects that several types of feedback may cause in the changing behaviour of the student in analysis and I also get to know the types of feedback that are most effective or help them to learn better.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27994
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.