Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27983
Title: Relatório final de estágio desenvolvido na escola básica e secundária - Quinta das Flores, junto do 11º B, no ano lectivo 2013-2014 : análise do tempo de aprendizagem académica de uma aluna com deficiência intelectual nas aulas de educação física
Authors: Silva, Sara Filipa Oliveira Antunes 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Silva, S. (2014). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório Final de Estágio pretende englobar toda a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico realizado trata-se do culminar da formação académica e início da formação profissional, onde todas as experiências vivenciadas, aprendizagens e conhecimentos adquiridos, complementam as competências necessárias à docência da Educação Física. O Estágio Pedagógico é caracterizado por um período de formação curricular onde é permitido ao professor estagiário exercer e cumprir, de forma orientada, todas as tarefas intrínsecas à função de docente. O Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo 2013/2014, consistiu na transposição para o contexto real dos conhecimentos adquiridos na formação inicial através da lecionação da disciplina de Educação Física junto da turma 11ºB. O presente relatório contempla três áreas principais. A primeira área é essencialmente descritiva e relacionada com a Contextualização Pedagógica. A segunda área denota uma reflexão crítica das Práticas Pedagógicas realizadas. A terceira e última área é o Aprofundamento do Tema/Problema: “Análise do Tempo de Aprendizagem Académica de uma aluna com Deficiência Intelectual nas aulas de Educação Física”. Para a recolha de dados foi utilizado o instrumento ALT-PE (Siedentop, Tousignant e Parker, 1982, cit. Lorenzi, 2008). Num primeiro momento de avaliação foi observada uma aula com a duração de 66 minutos, com a aplicação do instrumento referido. Posteriormente e tentando promover o aumento do tempo de aprendizagem académica da aluna com deficiência intelectual foi selecionado um conjunto de estratégias (Gimenez, 2005; Lieberman e Wilson, 2002; Teles, 2012; Henriques, 2012; Pedrinelli e Verenguer, 2005). Seguidamente foi aplicado de novo o instrumento de avaliação em mais uma aula de 66 minutos, sendo este o segundo momento de avaliação. Os resultados obtidos foram comparados com a literatura existente (Haruna, 2012; Lorenzi, 2008; Yildirim, 2003; Derri et al., 2007), através da estatística descritiva. Concluiuse que do primeiro para o segundo momento de avaliação ocorreu um aumento do tempo de aprendizagem académica na aluna com deficiência intelectual. The final report of internship represents the final product of Internship Report curricular unit, from second year of Master Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, in Faculty of Sports Science and Physical Education of Coimbra University. The internship final report is composed by a descriptive and reflexive analyze about developed practices and obtained learning along the pedagogic internship. It represents the end of academic education and the start of professional training stage, where all experiences lived, obtained learning and knowledge, complements the fundamental skills for teaching physical education. The pedagogic internship is characterized by a period of curricular training where the trainee teacher exercise and fulfil, with properly supervision, all tasks related with teaching practice. It was done in Basic and Secondary School of Quinta das Flores in school year 2013/2014, represents the transposition for real practice, with opportunity to test in real practice all learning’s obtained before, through the teaching of physical education in class B of 11th grade. The present document is divided into three fundamental parts. The first is essentially descriptive and related with Pedagogic Contextualization. The second is a reflexive analyzes about the Pedagogic Practices. The last part is about a study entitled “Analyze of Academic Learning Time in student with intellectual disability in Physical Education classes”. The data collected was based on ALT-PE instrument (Siedentop, Tousignant e Parker, 1982, cit. Lorenzi, 2008). On a first moment was observed one class of 66 minutes, with the applying of ALT-PE. After, trying to promote increased academic learning in the student with intellectual disability, was selected a set of strategies (Gimenez, 2005; Lieberman e Wilson, 2002; Teles, 2012; Henriques, 2012; Pedrinelli e Verenguer, 2005). Then, was applied again the assessment tool in one 66 minutes class. The obtained results was compared with existing research (Haruna, 2012; Lorenzi, 2008; Yildirim, 2003; Derri et al., 2007), through descriptive statistics. It was concluded that the first to the second moment occurred an increase in ALT-PE in student with intellectual disability.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27983
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_Sara_Silva.pdf.pdf3.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

235
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

163
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.