Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27982
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto do 8º B no ano letivo 2013-2014 : [análise do nível de atividade física e comportamento sedentário dos alunos do 8º ano de escolaridade : influência da educação física na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis] | Authors: | Marques, Tiago Manuel de Carvalho | Orientador: | Fonseca, Pedro | Keywords: | Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2014 | Citation: | Marques, T. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma 8º B no ano letivo de 2013/2014. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. | Abstract: | O Estágio Pedagógico é o culminar de uma importante etapa de formação curricular, na qual o professor estagiário, devidamente orientado, tem a oportunidade de testar na prática todos os conhecimentos obtidos anteriormente. Realizei o Estágio Pedagógico na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, junto da turma B do 8º ano de escolaridade. Esta experiência foi muito gratificante e enriquecedora, permitindo-me desenvolver um conjunto de competências científicas, pedagógicas e didático-metodológicas essenciais ao desempenho da profissão docente. Destaco também o contributo desta experiência no meu crescimento pessoal, proporcionando o desenvolvimento de um conjunto importante de soft skills, nomeadamente a capacidade para trabalhar em equipa, a cooperação e entreajuda, a assertividade na comunicação, e as capacidades de liderança, adaptação, criatividade e resiliência. O presente documento retrata a experiência do Estágio Pedagógico, iniciando-se com a contextualização da prática desenvolvida. Segue-se depois a análise reflexiva acerca da prática pedagógica, ao nível do planeamento, realização e avaliação. No presente documento é ainda aprofundado o tema relativo ao nível de atividade física e comportamento sedentário dos alunos do 8º ano de escolaridade, bem como a influência da disciplina de Educação Física na promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis. Neste tema de estudo, destaca-se pela negativa o elevado número de horas despendidas pelos alunos em atividades sedentárias, com uma média de 8,67 horas por dia sentados. Os resultados do estudo, embora não conclusivos, sugerem uma tendência para um ligeiro aumento dos níveis de atividade física e diminuição dos comportamentos sedentários, particularmente nos grupos de intervenção. Estes resultados sugerem a importância da Educação Física para promover nos alunos um estilo de vida mais ativo e saudável. The Pedagogic Internship represents the end of an important stage of a curricular training, where the trainee teacher, with properly supervision, has the opportunity to test in real practice all of his learning obtained before. My Pedagogic Internship was done in Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in Coimbra, with class B of 8th year. This experience was too rewarding and enriching. I developed a set of fundamental skills for teaching practice: scientific, pedagogic and didactical-methodological skills. Besides, I developed a set of important soft skills, namely, a capacity of team work, cooperation and mutual aid, assertive communication and capacities of leadership, adaptation, creativity and resilience. The present work describes the experience of the Pedagogic Internship, starting with a contextualization of developed practice. After is presented a reflexive analysis of the pedagogical practices mainly, about planning, execution and evaluation. Along the present work, is presented a study related to physical activity and sedentary behavior in the students from 8th year, as well about the influence of Physical Education subject on the promotion of more active and healthy lifestyles. On this study, stands out as negative, the excessive time spent on sedentary activities, with a daily medium value of 8,67 hours spent sitting. The results of the present study are not conclusive. However, they suggest a trend for a slight increase on physical activity levels and a decrease of sedentary behaviors, particularly on the interventions groups. These results suggests the importance of Physical Education to promote among the students a more healthy and active lifestyle. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27982 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1314_Tiago_Marques.pdf.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
287
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
169
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.