Title: Relatório final de estágio desenvolvido na Escola Secundária D. Duarte - Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, no ano letivo de 2013-2014 : perceção das conquistas reveladas ao longo do ano, nas disciplinas de educação física, expressão corporal, desporto escolar e atividades de extensão curricular
Authors: Alves, Tânia Martins 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Alves, T. M. (2014). Relatório Final de estágio desenvolvido na Escola Secundária D. Duarte – Agrupamento de Escolas Coimbra oeste, junto da turma 3º ANIM no ano letivo de 2013/2014: Perceção das conquistas reveladas ao longo do ano, nas disciplinas de Educação Física, Expressão Corporal, Desporto Escolar e Atividades de Extensão Curricular. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico (EP) constitui a fase conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS). Pretendem-se ver reconhecidas todas as habilidades, capacidades e conhecimentos que o professor estagiário reúne no final da sua formação académica para o exercício da sua profissão. Segundo Hersh (1982 citado por Sousa & Carreiro da Costa, 1996, p. 37) “o desafio de colocar o formando perante uma situação real de aula constitui o melhor e mais útil benefício” desta etapa de formação. A possibilidade de um prévio contacto com o contexto real da profissão futura é uma preparação e operacionalização prática de toda a teoria lecionada nos anos de formação académica. O presente relatório foi desenvolvido na Escola Secundária D. Duarte (ESDD) com a intervenção de diversos alunos, docentes, disciplinas, projetos e atividades. Considerando a turma do 3º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural (3º ANIM) como principal instrumento potencializador das diversas reflexões e considerações feitas ao trabalho desenvolvido nas disciplinas de Educação Física (EF) e Expressão Corporal (EC), esta é também parte fundamental de alguns projetos desenvolvidos no âmbito de Projetos e Parceria Educativas e Organização e Gestão Escolar. Ao longo deste relatório, pretende-se enfatizar a importância do Estágio Pedagógico através da exposição crítica e reflexiva das competências pedagógicas mobilizadas durante todo o processo de lecionação e intervenção docente. A exposição das aprendizagens realizadas não se restringe à lecionação das aulas de Educação Física. O leque de funções desempenhadas ao longo do ano foi bastante amplo, havendo também uma clara designação de funções e tarefas ao nível da lecionação de treinos do Desporto Escolar (DE) para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Foi neste âmbito de intervenção que se desenvolveu o trabalho de tema problema. A organização e participação em atividades formativas da escola em diversas instituições de Coimbra, assume também um papel de relevo no trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio da ESDD, a par com a promoção e concretização de projetos de sociabilização comunitária. ABSTRACT The teaching practice (TP) constitutes the final phase of Master degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level. Tend to be recognized all acknowledged skills, abilities and knowledge that the trainee teacher gathers at the end of the academic formation for the implementation of his/her profession. According to Hersh (1982 citado por Sousa & Carreiro da Costa, 1996, p. 37) “the challenge of placing the trainee towards a real classroom situation makes the best and most useful benefit” in this phase of academic formation. The present report was developed in Escola Secundária D. Duarte (ESDD) with the participation of various students, professors, disciplines, projects and activities. Considering the class of 3rd year of the professional course of sociocultural entertainer as a principal enhancing instrument of various reflections and considerations done during the work carried out in the disciplines of Physical Education and Body Expression. This is also a fundamental part of some projects made as a part of Research and Educational partnership and organization of school management. During the present report it is pretended to emphasize the importance of teaching practice through the reflective critic of teaching skills gained along the teaching process and teacher intervention. The exposure of knowledge acquired is not restricted to teaching of classes of Physical Education. The range of functions carried out throughout the year was very wide. There is also clear designation of functions and tasks at the level of conduction of practices of School sport for the pupils with Special education Needs. It was in this context of intervention were the topic of work was developed. The organization and participation in formative activities at school and various institutions in Coimbra assumes also an important role of work developed by the Nucleus of internship together with the promotion and realization of projects of community socialization.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27974
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tânia Alves_ 2009119241_ Relatório final de estágio (ARIAL).pdf731.56 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.