Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27940
Title: Regulação das emoções e satisfação com a vida em adolescentes angolanos
Authors: Kanepa, Domingos 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Keywords: Satisfação com a vida; Regulação das emoções
Issue Date: 2014
metadata.degois.publication.title: Regulação das emoções e satisfação com a vida em adolescentes angolanos
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A maneira como as emoções são reguladas por cada indivíduo nas diversas idades, em diferentes culturas tem um grande impacto na interação do sujeito com outros e consigo mesmo, influenciando sua vida duma forma holística. Existe uma correlação entre a regulação das emoções e o bem-estar subjectivo. Os sujeitos capazes de regulars suas emoções, de modo adequado são estáveis emocionalmente e menos susceptiveis a psicopatologias. A regulação das emoções e satisfação com a vida, temas propostos para este estudo, sua relação é analizada pelo ERICA (Emotion Regulation Index for Children and Adolescents e pela SWLS (Satisfaction With Life Scale). A amostra é de 80 adolescentes com idade compreendida entre os 12 e os 15 anos de idade, 40 do sexo masculino e outros 40 do sexo feminino, do município do Lubango, nível académico situado entre 5º a 11º ano de escolaridade. Os dados evidenciam um desvio padrão elevado no ERICA para rapazes e raparigas elevado na SWLS. Os dois instrumentos são de origem americana e validados em Portugal.
The way emotions are regulated by each individual at different ages in different cultures have a major impact on the subject's interaction with others and with oneself, influencing your life with a comprehensive manner. There is a correlation between the regulation of emotions and subjective well-being. The subjects capable of regulars their emotions in a positive way are emotionally stable and less susceptible to such psychopathologies. The regulation of emotions and life satisfaction, themes proposed for this study, their relationship is analyzed Standing impact it ERICA (Emotion Regulation Index for Children and Adolescents and the SWLS (Satisfaction with Life Scale.) The sample is 80 adolescents aged between 12 to 15 years old, 40 males and 40 other female, the city of Lubango, academic level between 5 to 12 years of schooling.'s data show a high standard deviation in ERICA for boys and girls high in SWLS. Both instruments are of American origin and validated in Portugal.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27940
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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