Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 da Mealhada junto da turma do 9º C no ano lectivo de 2013-2014
Authors: Guelho, Sérgio José dos Santos 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Guelho, S. J. S. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola E. B. 2 e 3 da Mealhada – Ano Lectivo 2013/2014. Relatório de Estágio Pedagógico, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: A necessidade de elaboração do presente documento, relatório de estágio, surge no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico a realizar durante o 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física aos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, referente ao ano lectivo de 2013/2014. O estágio pedagógico marca o início de uma carreira no ensino da Educação Física, mas marca também o fim do ciclo de estudos que se iniciou à cerca de 18 anos atrás. Esta é a última etapa da preparação como aluno antes do início do desempenho da profissão de professor. O principal objectivo da apresentação e elaboração do relatório de estágio passa pela análise reflexiva de todas as actividades relevantes desenvolvidas durante o estágio pedagógico. Tendo sempre como base o contexto onde o estágio pedagógico foi desenvolvido, tentei que através de uma análise reflexiva de todo o processo fosse possível expor as principais dificuldades sentidas e a forma como foram superadas. Quanto às aprendizagens realizadas durante o processo de estágio, estas são também pormenorizadamente descritas neste documento, assim como todas as situações que contribuíram para o meu desenvolvimento tanto a nível profissional como a nível pessoal. Para além da reflexão de todo o processo, é também contemplada uma dimensão descritiva do processo de estágio, de modo a realizar uma breve mas adequada contextualização da minha acção. Na parte final do documento, foi também exposta a análise de um estudo sobre a Bronquite Asmática, tendo como principal objectivo, o de perceber quais as suas implicações em relação ao contexto aula. The need to create this document, internship report, follows from the context of the curriculum of Teacher Training. The internship is realized during the second year of the master´s degree in Teaching of Physical Education in the lower secondary and secondary school, University of Coimbra, during the academic year 2013/2014. The internship marks the beginning of a teaching career of Physical Education and it also marks the end of my studies which began eighteen years ago. This is the last moment of preparation before the beginning of the performance as a teacher. The main goal of the presentation and preparing of the internship report is reflexive analyses of every relevant activities done during the internship. The context of where the internship was held served always as the basis from where the reflexive analyses would start, exposing the biggest difficulties and the strategies that I used to overcome them. The learnings acquired during the whole process of internship were described in detail in this document, as well as all of the situations that contributed to my professional and personal evolution. Besides all of the reflection made from the process it also covered other dimension, descriptive one of the internship process, so that is possible to perform a brief but adequate contextualization of whole my action. In the end of this document, there are exposed the analyses of the study in Asthmatic Bronchitis which has as the major objective to realize its implications for the teaching context.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27938
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Sérgio Guelho.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.