Title: Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
Authors: Constantino, André Filipe Melo 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Constantino, A. (2014). Relatório de Estágio Ano Letivo de 2013/2014. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Apresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o ano de Estágio Pedagógico em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, este relatório final foi desenvolvido com base no contexto da Turma do 11º PS da Escola Secundária de Avelar Brotero, contendo, assim, todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. Estruturado em cinco capítulos – Enquadramento pessoal onde consta as expetativas iniciais relativas ao Estágio Pedagógico; contextualização da prática desenvolvida, onde caracterizamos o contexto; realização da prática profissional, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação; reflexões acerca do processo pedagógico, onde expomos opiniões edificantes dos desafios e dilemas na condução do processo de ensino-aprendizagem; e o aprofundamento do tema problema – foi evidenciado o caminho que fomos (re)construindo com identidade, partilha e reflexão, e a forma como encaramos o compromisso com as aprendizagens dos alunos. Fundamentado no paradigma construtivista, o desenvolvimento curricular foi neste relatório assumido como um processo que deverá centrar-se no aluno, aludindo ao conjunto de estratégias, métodos e procedimentos que permitem a concretização de um projeto de formação pessoal e social que a prática desportiva pode potenciar. Tendo em atenção os contextos e cenários de aprendizagem, os papéis e responsabilidades de quem ensina e de quem aprende, fomos delegando ao aluno autonomia, iniciativa, criatividade, capacidade de cooperação e entreajuda, capacidade de decidir, vontade de aprender e de praticar. O Modelo de Educação Desportiva, enquanto modelo de ensino, foi um marco neste processo, pelo que foi objeto de um estudo mais aprofundado. This document was presented as a reflective essay on the experiences lived during the year of Practicum in Teaching of Physical Education on learning stages of Elementary School and High School. This final report was based on the class of 11º PS of Avelar Brotero’s High School, and represents all the expectations, conceptions, learning skills, difficulties found in the process, strategies adopted, solutions found and overcome barriers. It was structured in five chapters: initial expectations relating to the Practicum; characterization of the context; professional practice, in which lies was a reflexion about all the process of planning, making and evaluation; problems and challenges occurred during the process of teaching and learning; and finally deep reflection about he main theme - was then noted the way in which we had been (re)building our study with identity, sharing and reflexion and the way we faced the commitment with the students own learning skills and paths. Under the influence of the constructivist paradigm, curriculum development was seen as a process that will focus on the student, alluding to the set of strategies, methods and procedures that allow the making of a project of personal and social development that the sports practice may enhance, delegating the student autonomy, responsibility, initiative, creativity, ability to cooperate and assist others, and ability to learn and share. The Sport Education Model while teaching model it was a milestone in this process, whereat it was object of further study.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27913
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_André_Constantino.pdf595.99 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.