Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 8º G, no ano letivo 2013-2014
Authors: Perames, Luís Miguel Linhares 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Perames, L. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente documento de Relatório Final de Estágio Pedagógico, ambiciona efetuar um balanço final, sobre a aquisição e aplicação de conhecimentos, através de uma prática docente, orientada e supervisionada, numa situação real de ensino a uma turma do 3º ciclo, na escola Professor Doutor Ferrer Correia. O Estágio Pedagógico, é o culminar de uma formação académica, promovendo um aprofundamento das competências, com vista à obtenção da profissionalização docente, preparando o aluno do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário para uma futura função de docência. Assim sendo, serão descritas e refletidas todas as fases desta formação, desde as atividades desenvolvidas ao nível de planeamento, realização e avaliação, juntamente com a justificação das decisões tomadas. Irei igualmente, refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo do estágio, englobando também as expectativas, as dificuldades e as necessidades de formação e relativamente também à ética profissional, no que concerne à capacidade de iniciativa e responsabilidade e a grande relevância do trabalho individual e de grupo. O Estágio Pedagógico está, assim, orientado para uma possibilidade de aprendizagem e exercitação de conhecimentos, através do aperfeiçoamento de proficiências profissionais e pessoais, para uma possível integração na área de Ensino da Educação Física. Inclui também neste documento, o aprofundamento do tema escolhido face ao estágio, relacionado com o acompanhamento de um aluno com necessidades educativas especiais e o seu desenvolvimento, em todos os domínios básicos da atividade física e desportiva. The present document of Final Report of Pedagogical Period of Training, aims to effect a final balance, of the acquisition and application of knowledge, through a teaching practice, guided and supervised, in a real situation of education to a class of the 3º cycle, in the school Professor Doutor Ferrer Correia. The Pedagogical Period of Training is the culmination of an academic formation, promoting a deepening of skills, with sight to the attainment of the teaching professionalization, preparing the student of the Master in Teaching of Physical Education for Basic and Secondary Education for future teaching function. Thus, will be described and reflected all the phases of this formation, since the activities developed to the level of planning, accomplishment and evaluation, along with the justification of decisions. I will go also, reflect on the learnings achieved throughout the period, also encompassing the expectations, the difficulties and the necessities of formation and also relative to professional ethics, regarding the capacity of initiative, responsibility and the great relevance of the individual and group work. The Pedagogical Period of Training is therefore guided to a possibility of learning and knowledge drilling, by developing professional and personal proficiencies, for a possible integration in the area of Teaching Physical Education. Also included in this document, the theme chosen on the stage, related to the monitoring of a student with special educational needs and their development in all areas of basic physical and sports activities.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27879
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg_Luís_Perames.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.