Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27877
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Pedro-
dc.contributor.authorAfonso, Hugo André Alves-
dc.date.accessioned2014-12-12T17:29:28Z-
dc.date.available2014-12-12T17:29:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAfonso, H. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores junto da turma do 11º A no ano letivo de 2013/2014. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27877-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio insere-se no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este pretende que o professor estagiário demonstre competências de análise crítica fundamentada e reflexão aprofundada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular onde é permitido ao professor estagiário, de uma forma orientada, exercer e cumprir com todas as funções inerentes ao cargo docente. Este constitui portanto, a componente prática da aplicação dos saberes teóricos adquiridos durante a formação inicial. A transição entre a teoria e a prática só é possível através de um olhar crítico sobre o contexto real de prática pedagógica, de modo a serem utilizados os meios mais eficazes para o desenvolvimento de aprendizagens significativas face à especificidade da realidade em que nos inserimos. No meu caso, o Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo de 2013/2014, sendo lecionada a disciplina de Educação Física à turma do 11ºA. Este estágio representa o culminar da formação académica e a aproximação à prática profissional, em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos devem representar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. O Relatório de Estágio pretende assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio pedagógico. Este relatório divide-se em três áreas fundamentais. A primeira trata-se de uma contextualização da prática desenvolvida. A segunda consiste numa análise reflexiva sobre a prática pedagógica. A terceira é o aprofundamento de um tema-problema, uma investigação realizada sobre: "A pertinência do uso do modelo de ensino "Teaching Games for Understanding" no ensino de jogos desportivos coletivos de invasão. Comparação da evolução de desempenhos entre duas turmas na modalidade de Andebol." The Final Training Report is part of the curriculum of the second year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the School of Sport Science and Physical Education in Coimbra University. This report is intended to demonstrate the ability to make a reasoned critical analysis and deep reflection based on the experience as a Trainee Teacher. The Pedagogical Training is characterized by a period of training curriculum where the trainee teacher is allowed to exert and fulfill with all the functions inherent to the teaching in a supervised manner.Thus, this is the practical component of the theoretical knowledge acquired during the initial education. The transition between the theory and practice is only possible through a critical eye on the real context of pedagogical practice in order to use the most effective means for the development of significant learning experiences in contrast to the specificity of the reality in which we live. In my own case, the Pedagogical Training was carried out in the Basic and Secondary School of Quinta das Flores in the school year of 2013 - 2014, where Physical Education was taught to the 11th A class. This training represents the culmination of the academic education and the approach to the professional practice, in which all the experiences, learnings and knowledge acquired previously shall represent the required skills for the development of a teaching practice in the area of Physical Education. In this way, the Training Report intends to encompass the entire description and reflection on the developed activities and apprenticeships carried out during the pedagogic training. This report is divided in three basic areas. The first area refers to a contextualization of the practice developed. The second consists of a reflective analysis of the pedagogical practice. The third is the deepening of a theme-problem, a research on "The relevance of the use of the teaching model "Teaching Games for Understanding” in teaching collective sport invasion games. A comparative study on the evolution of performances between two Handball teams.”por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 11º A no ano letivo de 2013-2014por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341204-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Hugo Afonso.pdf827.3 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

258
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

188
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.