Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria Junto da turma A do 8º ano no ano letivo 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino inclusivo
Authors: Simões, Carina Andreia Conceição 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Simões, C. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma A do 8.ºano no ano letivo 2013/2014. Mobilização do Estilo de Ensino Inclusivo. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O estágio pedagógico é um momento onde é dada ao aprendiz a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos e aprendizagens adquiridas anteriormente. Este primeiro ano de contato com uma nova realidade, obriga a uma pesquisa e reflexões constantes que visam o aperfeiçoamento da intervenção pedagógica enquanto profissional do ensino da Educação Física. Além disso, é durante este ano letivo que é realizado um planeamento anual exequível e aplicável num contexto específico, que tem por base as orientações do Programa Nacional de Educação Física. O contato com esta nova profissão colocou-me na presença de diferentes atores, acontecimentos e situações, sendo que foi fundamental a adoção de comportamentos adequados a este novo meio. Este documento apresenta como finalidade uma reflexão crítica aprofundada acerca da prática pedagógica desenvolvida: planeamento, realização e avaliação. Aborda ainda aspetos pertinentes tais como a contextualização da prática desenvolvida, experiências e aprendizagens alcançadas, dificuldades e necessidades de formação e atitude ético-profissional. A parte final do relatório menciona a Mobilização do Estilo de Ensino Inclusivo. Para tal, foi elaborada uma grelha de observação com base na revisão de literatura aprofundada, mais especificamente, nas obras de Muska Mosston. Assim, a aplicação das grelhas nas aulas de Educação Física pretende verificar se o estilo de ensino está a ser utilizado corretamente, quais as dificuldades do docente que leciona e aspetos a melhorar. The pedagogical internship is a moment where the learner is given the opportunity to put into practice the theoretical knowledge acquired earlier. This first year of contact with a specific context, requires a constant research and reflection aimed to improve pedagogical intervention, as professional teacher of Physical Education. Besides, during this school year the annual planning is practicable and applicable in a specific context, which is based on the guidelines of the National Physical Education Programme. The contact with this new job put me in the presence of different actors, events and situations, and it was crucial to adopt appropriate behaviors in this new environment. This paper presents a thorough and objective critical analysis of developed pedagogical practice: planning, implementation and evaluation. It also discusses relevant considerations such as the contextualization of established practice, experiences and learning processes, difficulties and training needs, ethical and professional attitude. The final part of the report mentions the Mobilization of The Teaching Inclusive Style. To this end, we created a grid of observation based on a deep review of the literature, more specifically, in the works of Muska Mosston. This way, the application of grids in physical education classes intends to check if the teaching style is being correctly applied, the difficulties faced by the teacher and aspects to improve.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27875
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_Carina_Simoes.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.