Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27861
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Amândio-
dc.contributor.authorMiranda, Carina Filipa Lopes-
dc.date.accessioned2014-12-11T16:19:39Z-
dc.date.available2014-12-11T16:19:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27861-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste relatório de Estágio representa a descrição da prática pedagógica supervisionada aplicada e consequentes aprendizagens adquiridas, durante a realização do Estágio Pedagógico, sendo uma unidade curricular inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta prática pedagógica foi aplicada a uma turma do 7º ano da Escola Nº2 de S. Silvestre do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. O Estágio pedagógico é a ponte entre os conhecimentos teóricos e a sua colocação em prática, perante a realidade educativa, representando o culminar da formação inicial de um professor. Desta forma, o Relatório de estágio, como o próprio nome indica, apresenta-se como um relato sobre todas as experiências vivenciadas ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, organizado nas suas três dimensões de ação – planeamento, realização e avaliação. Aliadas a todo o relato, encontram-se reflexões sobre as aprendizagens inerentes à minha intervenção, dificuldades sentidas e atitude ético-profissional. São ainda apresentadas conclusões relativas à minha formação inicial. Por último, como tema de estudo, foi investigada a existência de relação entre a composição corporal e a capacidade aeróbia, recorrendo à bateria de testes FITNESSGRAM®, dos alunos do 7º ano. A amostra é constituída por 40 elementos, 22 do género masculino e 18 do género feminino, apresenta uma média de idades igual a 12,6, com desvio padrão de 0,7. Foi concluído que um aluno com valores mais baixos de composição corporal, normalmente associados às zonas saudáveis, apresentam uma melhor capacidade aeróbia, associada a valores mais elevados de VO2máx. e, consequentemente, melhores resultados nos testes de avaliação da capacidade aeróbia.This internship report is the description of pedagogical practice, supervised and applied, and consequent learning acquired during the completion of the Pedagogical internship, that is one course inserted in the course syllabus of the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sciences Sport and Physical Education, University of Coimbra. This Pedagogical Practice was applied to a 7th grade in the School nr 2 of S. Silvestre of the Coimbra Group of Schools Center. The teaching internship is the bridge between theoretical knowledge and its pratical aplication, to the educational reality, and represents the culmination of the initial training of a teacher. Therefore, the internship’s report, as the name implies, is presented as an account of all the experiences throughout the teaching-learning process, organized on its three dimensions of action - planning, implementation and evaluation. Allied to all the report, are reflections of the learning process inherent to my intervention, difficulties experienced, ethical and professional behaviour. It also presents conclusions concerning my initial training. Finally, as a subject of study, it was investigated the existence of a relationship between body composition and aerobic capacity, using the battery FITNESSGRAM® tests, on the students of 7th grade. The sample included 40 members, 22 were male an 18 were female, had a mean age equal to 12.6, with a standard deviation of 0.7. It was concluded that a student with lower values of body composition, is usually associated with healthy areas, have better aerobic capacity, associated with higher values of VO2máx. And, thus, better results in the aerobic capacity tests.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º anopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341565-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1033-6985-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

231
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

321
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.