Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 da Mealhada junto da turma do 9º A no ano letivo de 2013-2014
Authors: Monteiro, Nuno Jorge Jesus 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Monteiro, N. J. J. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola E. B. 2,3 da Mealhada junto da turma do 9ºA no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio Pedagógico, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente documento surge com o intuito de relatar a minha experiência, enquanto professor estagiário, durante este ano letivo destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra grande etapa na vida de um “eterno” estudante. Surge como o culminar de cinco anos de estudo, onde tive a oportunidade de aplicar na prática muitos dos conhecimentos adquiridos, num contexto real, através da atividade de docente em contexto curricular. Este foi mais um passo no consolidar de toda uma formação que se pretende contínua, reflexiva, na dimensão profissional e pessoal. Neste relatório apresento diversas experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo reflexivo e crítico, apresento aquelas que foram as minhas dificuldades, ansiedades, dúvidas e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. No final deste trabalho será ainda feita a análise do estudo referente à surdez profunda. This document is aiming to report my experience as a student teacher for this school year for the Teacher practice, inserted under the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, on the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Teacher practice is then regarded as the end of one stage and the beginning of another great step in the life of an "eternal" student. It is the culmination of five years of study, where I had the opportunity to put into practice many of the acquired knowledge in a real context, through the activity of teaching in curricular context. This was another step in the consolidation of an entire training intended to be continuous, reflective, in the professional and personal dimension. In this report I present several experiments that accompanied me throughout a school year as a student teacher in Physical Education.Through a reflective and critical process, I present my difficulties, anxieties, doubts and concerns, but also strategies, resources and solutions present in the professional development that characterized my remarks in various areas of performance. At the end of this work it will be also done the study analysis of profound deafness.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27859
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg2014_Nuno_Monteiro.pdf.pdf430.67 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.