Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio Salesianos de Mogofores, junto da turma do 7º A no ano letivo 2013-2014
Authors: Corveira, Gonçalo Branquinho 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Corveira, G. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Colégio Salesianos de Mogofores, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2013/2014. Monitorização nas aulas de Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente documento intitula-se como Relatório de Estágio Pedagógico com o qual pretendo apresentar uma reflexão descritiva do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, que decorreu no Colégio Salesianos de Mogofores, no ano letivo de 2013/2014. O Relatório de Estágio expõe uma realidade específica, tendo como objetivo relatar uma vivência adquirida ao longo deste ano letivo. Neste Sentido, o presente ano de Estágio pedagógico desencadeia o desenvolvimento da prática educativa, promovendo uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. Para uma planificação visar o sucesso do processo ensino-aprendizagem, torna-se fulcral uma investigação educacional profunda e constante sobre os objetivos orientadores da ação. Assim, cabe ao agente de ensino – professor – privilegiar a diferenciação numa turma de 7º ano de escolaridade, através da adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, bem como fomentar o desenvolvimento pessoal e social do aluno. Desta feita, o presente relatório final de Estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, considerado no Plano de Estudos do 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida no Colégio Salesianos de Mogofores, Mogofores com a turma do 7ºA, tem como intuito refletir e analisar o processo desenvolvido neste percurso pedagógico, que permitiu a aquisição de conhecimentos na didática de Educação Física.This document is entitled Internship Pedagogical Report though which I intend to present a descriptive reflection about the work developed throughout my teaching training which took place in “Colégio Salesianos de Mogofores”, during the school year of 2013/2014. The Training Report shows, with the purpose of describing an experience acquired all over this school year. In this sense, this Teaching Internship year prompts the development of educational practice, promoting an arduous preparation for school practice based on parallel theory. In order a planning reach the success of teaching-learning process, a deep and constant educational research about the guiding objectives of the action becomes essential. So, the teacher has to privilege the differentiation in an 8th grader class, by adapting the training processes based on the results of the initial evaluation analysis, as well as to encourage the personal and social development of the student. This Training Final Report arises in context of the Teacher Training curricular units, considered in the course syllabus of 2nd year of the Master in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level by Faculty of Sport Sciences and Physical Education of University of Coimbra, which the practical sessions has been developed in Colégio Salesianos de Mogofores school, with 7th A class, and it has the intention to reflect and analyse the developed process in this educational path, which allowed knowledge acquisition in Education Physics teaching.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27857
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO GONÇALO.pdf594.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.