Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma do 7º A no ano letivo 2013-2014
Authors: Marques, André Pereira 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Marques, A. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma do 7ºA no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico surge como a experiência mais significativa da preparação profissional do docente, na medida em que faculta ao estagiário a colocação em prática de todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o seu processo de formação. Durante este ano, a formação foi essencialmente constituída pela aquisição, aperfeiçoamento e reflexão das práticas pedagógicas, sendo que estas têm que ser contextualizadas com a realidade específica encontrada no meio escolar. Como tal, a minha formação curricular decorreu na Escola Secundária Infanta D. Maria e aplicação da prática pedagógica foi desenvolvida numa turma do 7ºano de escolaridade. O desenvolvimento deste documento ostenta como fim a efetivação de uma reflexão de toda a intervenção pedagógica desenvolvida durante este ano letivo. Desta forma, foram enumeradas todas as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas no decorrer do processo ensino-aprendizagem, ao nível do planeamento, realização e avaliação, e posteriormente foi desenvolvida a reflexão, sendo esta suportada com as dificuldades sentidas, aspetos cruciais, estratégias de resolução e opções de metodológicas. Ainda aqui, foram apresentados todos os dilemas do estagiário, analisada a atitude ético-profissional e, por último, efetuadas as conclusões acerca da formação inicial. Com o intuito de adquirir competências e aperfeiçoar a intervenção pedagógica, emergiu a necessidade de aprofundar conhecimentos acerca da mobilização dos estilos de ensino nas aulas de Educação Física. Assim, este foi o tema aprofundando, encontrando-se estritamente interligado com a minha intervenção pedagógica ao longo do ano. The teacher training appear like an experience more significant of the professional preparation of the teacher, since it make the trainee put into practice all the theoretical knowledge acquired during the formation process. During this year, the formation was essentially build by the acquisition, the improvement and the reflection of pedagogical practices, this practices need to be contextualized to the specific reality found in the school environment. Therefore, my curricular formation occurred in Escola Secundária Infanta D. Maria and application of pedagogical practice was developed on a seven grade class. The development of this document has the finality of a reflection of all the pedagogical intervention developed on the past academic year. Thus were listed all the teaching and learning activities developed during the process of teaching-learning in the level of planning, realization and evaluation, and posteriorly was developed the reflection that was supported with difficulties felted, crucial aspects, resolution strategies and methodological options. Still here were presented the entire trainee’s dilemmas, analyzed the ethical-professional attitude and for last made the conclusions about the initial formation. In order of acquire skills and improve the pedagogical intervention, emerge the need of deepen knowledge about the mobilization of styles of teaching in classes of physical education, being this the theme to deepen, that is strictly interconnected with my pedagogical intervention during the year.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27840
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_André_Marques.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.