Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma A do 8º ano no ano letivo de 2013-2014
Authors: Fernandes, Luísa Alexandra Reis 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Fernandes, L. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma A do 8º ano no ano letivo de 2013/2014. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
Abstract: O presente relatório visa a demonstração de competências de reflexão e análise crítica, a partir da experiência do Estágio Pedagógico no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra. A partir do enunciado de um conjunto de dados descritivos do contexto em que se desenvolveu o Estágio Pedagógico e das principais práticas de planeamento, intervenção pedagógica e avaliação desenvolvidas, propomos uma análise reflexiva em torno de questões consideradas pertinentes e que marcaram este processo formativo: desde a importância do plano anual de turma, à pertinência do exercício reflexivo no desempenho profissional, passando pelas possibilidades e constrangimentos do desenvolvimento da aptidão física no seio da Educação Física. De uma forma mais aprofundada, propomos a análise da qualidade de instrumentos de avaliação diagnóstica, pelo confronto de um conjunto de instrumentos com indicadores de qualidade selecionados – aqui destacamos a sua heterogeneidade, os fatores que hipotecam a sua validade e fiabilidade, o como a interdependência destes indicadores torna complexa a tarefa de construção destes instrumentos. Concluímos destacando a importância deste Estágio Pedagógico para o nosso desenvolvimento profissional futuro.This report aims to demonstrate skills of reflection and critical analysis, from the Practicum experience, inserted in the Master in Teaching Physical Education in elementary and secondary education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education - University of Coimbra . From the statement of a set of data describing the context in which Practicum was developed, and the major planning, pedagogical intervention and evaluation practices, we propose a reflective analysis around issues deemed relevant and that marked this learning process. From the importance of the class annual plan, to the relevance of reflection in professional performance, through the possibilities and constraints of the development of physical fitness within the Physical Education. In a deeper way, we propose an analysis to the quality of diagnostic assessment instruments, by the confrontation of a set of instruments with selected quality indicators - here we highlight its’ diversity, the factors inhibiting their validity and reliability, and also, as the interdependence of these indicators makes more complex the task of conceiving these instruments. We conclude by highlighting the importance of the Practicum for our future professional development.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27838
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_Estágio_Luísa_Fernandes_2012117586.pdf348.32 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.