Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27806
Title: As diferenças de sexo nas representações sociais da violência entre parceiros íntimos numa amostra de estudantes de saúde, serviço social e militares
Authors: Vasconcelos, Maria Alexandra da Graça Fernandes e 
Orientador: Carvalho, Maria Madalena Santos Torres Veiga de
Keywords: Violência entre parceiros íntimos; Representação social
Issue Date: 29-Jul-2014
Serial title, monograph or event: As diferenças de sexo nas representações sociais da violência entre parceiros íntimos numa amostra de estudantes de saúde, serviço social e militares
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo analisar as representações sociais da violência entre parceiros íntimos numa amostra de estudantes de saúde, serviço social e militares, com especial enfoque na variável sexo. Neste sentido, foi administrado um protocolo de investigação a 340 sujeitos, que incluía as Escalas de Táticas de Conflito Revisadas (The Revised Conflict Tactics Scales  CTS-2), o Questionário de Violência Conjugal  Histórias (QRVC-HIS) e o Questionário de Violência Conjugal  Causas, Manutenção e Resolução (QVC-CMR). Os resultados traduzem uma baixa legitimação dos estudantes face à violência nas relações íntimas, embora os sujeitos do sexo masculino tenham apresentado uma maior legitimação, comparativamente à subamostra feminina. Relativamente às relações íntimas atuais, a amostra reporta índices de violência preocupantes, com uma perpetração e vitimização superiores por parte do sexo feminino. Adicionalmente, procurou-se estudar o impacto da formação nas representações sociais da violência, sendo que, os resultados revelaram uma menor legitimação da violência pelos sujeitos que obtiveram formação sobre a presente problemática. Em suma, os resultados obtidos alertam para a necessidade de investir na formação dos estudantes, no âmbito da violência nas relações íntimas, com vista a desmistificar crenças e oferecer as ferramentas necessárias para que, na sua prática profissional futura, estes possam responder de forma adequada a vítimas e agressores, em termos do rastreio e da intervenção.
The present study aims to analyze the social representations of intimate partner violence in a sample of health, social work and military students, with special emphasis in the variable sex. A research protocol was administered to 340 subjects which included The Revised Conflict Tactics Scales (CTS-2), the Conjugal Violence Questionnaire  Stories (QRVC-HIS) and the Conjugal Violence  Causes, factors of maintenance and resolution (QVC-CMR). The results show a general disapproval of violence use, however violence support was higher among male students. Regarding current intimate relationships, the sample reports alarming rates of violence, with a higher perpetration and victimization by female students. Additionally, we attempted to study the impact of specific education on the social representations of violence, thus the results revealed a lower legitimacy of violence by those subjects who obtained specific education on this issue. In sum, the results highlight the need to invest in educating students about intimate partner violence, in order to demystify beliefs and provide the necessary tools so that in the future they can respond appropriately to the victims and perpetrators, in terms of screening and intervention.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Sáude (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27806
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Maria Vasconcelos.pdf901.96 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

472
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

264
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.