Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27798
Title: Desenvolvimento profissional docente e avaliação de desempenho: perceções de professores experientes
Authors: Fernandes, Maria Helena Gonçalves dos Anjos 
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Pessoa Vaz
Keywords: Desenvolvimento profissional
Issue Date: 29-Oct-2014
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento profissional docente e avaliação de desempenho: perceções de professores experientes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os estudos sobre a docência têm evidenciado a existência de várias fases na profissão docente, que podem ser caraterizadas por conceções e práticas profissionais distintas (Day, 2001, Huberman, 2000). Este caracter dinâmico da profissão docente e as exigências e expectativas atuais em torno da qualidade do ensino têm chamado a atenção para a importância que podem assumir os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional docentes e para os múltiplos fatores que os podem infuenciar. É reconhecido que os professores ao longo da sua carreira profissional passam por diversos momentos, vivenciam experiências de formação espontâneas ou proporcionadas, isolados ou conjuntamente, de acordo com o que lhes é permitido pelo contexto cultural, social, económico e político. O modo de pensar, de sentir e de atuar dos professores é influenciado por variadíssimos fatores ao longo da sua carreira, factores pessoais, profissionais, relativos aos contextos escolares mas também a factores como as políticas educativas (Day, 2001). Em Portugal, têm ocorrido recentemente mudanças sistemáticas ao nível da carreira docente, traduzidas na publicação, em 2007, do Estatuto da Carreira Docente e das suas sucessivas reformulações, a mais recente publicado no Decreto-Lei 41 de 2012. Neste processo têm-se destacado, pela controvérsia gerada, o modelo de Avaliação do Desempenho Docente. Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o processo de aprendizagem profissional e o processo de avaliação de desempenho docentes, em diferentes fases da carreira de professores experientes. Para tal procedeu-se a um estudo empírico de natureza qualitativa, com recurso a entrevista semi-estruturada, a professores de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A entrevista incidiu em aspetos como as conceções e percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissional, procurando também identificar-se motivações para a escolha da profissão, perceções sobre os desafios atuais da docência. Procurou também caraterizar-se a perceção dos professores sobre o objetivo da avaliação de desempenho docente e da sua relação com a aprendizagem profissional dos professores. Foi feita uma análise de conteúdo das respostas, sendo os dados interpretados tendo em consideração variáveis socioprofissionais, nomeadamente, os anos de experiência profissional ou os cargos desempenhados pelos professores. De acordo com os resultados, a docência é considerada uma profissão exigente mas pouco valorizada, mantendo no entanto, os participantes no estudo, na sua maioria, uma forte identificação atual com a profissão. Verifica-se também que os percursos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional docentes constituem processos multifacetados, desenvolvendo-se em vários contextos e envolvendo vários agentes. De entre estes podem referir-se, por exemplo, as acções de formação ou o trabalho colaborativo, sendo o trabalho com pares considerado fundamental. É nas conceções docentes mas sobretudo nas perspectivas de futuro de desenvolvimento profissional que emergem diferenças em função da fase da carreira do professor, os professores em fim de carreira a preferir formas de continuidade, enquanto nos outros participantes são referidos planos de desenvolvimento profissional com recuros à investigação educacional. As práticas de avaliação do desempenho docente em que os professores têm estado sujeitos não são percecionadas como promotoras de desenvolvimento profissional mas antes contribuindo para pôr em causa outras práticas desse desenvolvimento até então desenvolvidas, nomedamente o trabalho colaborativo entre professores.
Teaching research shows the existence of several stages in the teaching career, which may be characterized by different concepts and professional practices (Day, 2001, Huberman, 2000). This dynamic nature of teaching as a profession, and the current requirements and expectations concerning the quality of education have called attention to the importance that can assume the processes of teachers’ learning and professional development processes and to the multiple factors that may influence them. It is recognized that throughout their professional career, teachers pass for several training moments, pleasant or unpleasant situations and experiences, spontaneous or deliberate, individual or joint experiences, according to what they are allowed to by the dominant cultural, social, economic and political contexts. Teachers’ way of thinking, feeling and acting is influenced by several factors throughout their career, including personal and professional ones, relating to school contexts but also to educational policies (Day, 2001). In Portugal, systematic changes have been taking place recently at the level of the teaching career, translated in the publication, in 2007, of the Statute of the Teaching Career and of its successive reformulations, the most recent when Law Decree number 41 of 2012 was published. In this process they have been detaching, for the produced controversy, the model of Teacher Performance Assessment. As objective of this work we pretend to analyze the relation between the process of professional learning and the process of teaching performance assessment, in different stages of the career of experienced teachers. To develop the empirical research, a qualitative study has been carried out, using semi-structured interviews with mathematics teachers of the 3rd cycle of basic education and secondary education. The interviews focused on aspects such as perceptions about current teaching challenges, the reasons for career choice, the conceptions and learning pathways as well as professional development. An attempt was also made to characterize teachers’ perceptions about the purpose of teachers’ performance assessment and its connection to teachers' professional learning. A content analysis of the responses has been carried out, the data being interpreted taking into account socio-professional variables, namely, years of professional experience or positions held by teachers. According to the results, teaching is considered a demanding but not much valued profession, maintaining, however, the majority of the participants in the study, a strong current identification with the profession. We can check also that the learning and professional development pathways of teachers constitute multifaceted processes, developing in different contexts and influencing many agents. Among those are training initiatives or cooperative work, and the work with peers is deemed to be essential. It is in the teaching perspectives but especially in the perspectives of future of professional development that emerge differences based on the stage in the professional career, teachers in end of career prefer continuity forms, while other participants pointed to plains of professional development including educational research. The practices of teaching performance assessment, in which the teachers have been subject, are not perceived as promoters of professional development but rather contribute to jeopardize other areas of development otherwise worked upon, such as cooperative work between teachers.
Description: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27798
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Maria Helena Fernandes.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

647
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,143
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.