Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27785
Title: | A análise do erro: estudo comparativo entre crianças disléxicas e crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura | Authors: | Pinto, Juliana Andreia Ribeiro | Orientador: | Pereira, Marcelino Arménio Martins | Keywords: | Dificuldades de aprendizagem; Dislexia | Issue Date: | 24-Oct-2014 | Serial title, monograph or event: | A análise do erro: estudo comparativo entre crianças disléxicas e crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A presente investigação pretende fundamentalmente analisar as
alterações sintomatológicas na leitura e na escrita das crianças com dislexia.
Com efeito, recorremos a uma metodologia comparativa do tipo de erros
cometidos na leitura e escrita por um grupo de 30 crianças diagnosticadas com
dislexia de desenvolvimento e um grupo de controlo, constituído por 30 crianças
normoleitoras com a mesma idade de leitura. O protocolo de avaliação incluiu o
Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura: O Rei (Carvalho, 2008),
as Matrizes Progressivas de Raven (CPM-P; Raven, Raven & Court, 1998; adap.
De Ferreira e Col., 2009), vários subtestes da Bateria de Avaliação
Neuropsicológica de Coimbra [BANC] (Simões et al., no prelo) e a PAL-PORT
21 e 22 (Caplan, 1992; Caplan & Bub, 1990; Festas, Martins, & Leitão, 2007).
As duas últimas provas têm o objectivo de analisar as estratégias de leitura e
escrita utilizada, bem como a análise dos processos cognitivos envolvidos, que
consequentemente poderão ter uma utilidade em termos de diagnóstico. Na
análise comparativa, destaca-se a presença de um maior número de
regularizações e portanto, a presença do efeito de regularidade em ambos os
grupos. As crianças disléxicas obtiveram também um grande número de
lexicalizações e foi proeminente o efeito da lexicalidade. O desempenho das
crianças com dislexia fonológica na leitura de pseudopalavras foi inferior às
crianças com dislexia de superfície e por outro lado, o desempenho das crianças
com dislexia de superfície foi maioritariamente caracterizado por um maior
número de erros de regularização. This research aims to fundamentally thoroughly analyze the symptomatic changes in reading and writing in children with dyslexia, using for this purpose a comparative analytical methodology of the type of errors committed by a group of children diagnosed with developmental dyslexia and a group of control of the same age reading. Participants are 30 children diagnosed with developmental dyslexia and 30 children normal readers without signs or diagnosis of general or specific learning disabilities or other neurodevelopmental problems, aged between 6 and 13 years old. The evaluation protocol included the Test for Assessment of Reading Fluency and Accuracy: The King, the Raven Progressive Matrices, several subtests of the Neuropsychological Assessment Battery of Coimbra [BANC] and PAL-PORT 21 and 22, in order analyzing the strategies used in reading and writing, as well as analysis of the cognitive processes involved and therefore may have a utility in terms of diagnosis. The comparative analysis highlights the presence of a larger number of adjustments and therefore the presence of regularity effect in both groups. Dyslexic children also had a large number of lexicalizations. The performance of children with phonological dyslexia in reading pseudowords was lower for children with surface dyslexia and secondly, the performance of children with surface dyslexia was mostly characterized by a greater number of regularization errors. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27785 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A análise do erro, estudo comparativo entre crianças disléxicas e crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura.pdf | 652.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
719
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 50
1,127
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.