Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27783
Title: Atitudes e perceção de risco face ao risco de abandono escolar: um estudo preliminar com académicos e professores
Authors: Santos, Sónia Maria Maciel dos 
Orientador: Oliveira, José Miguel Andrade de Pina Pereira de
Keywords: Abandono escolar
Issue Date: 27-Oct-2014
Serial title, monograph or event: Atitudes e perceção de risco face ao risco de abandono escolar: um estudo preliminar com académicos e professores
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Parte-se da visão atual do abandono escolar que o descreve como um dos problemas sociais mais importantes do nosso tempo, tanto pela dimensão que atinge, como pelas consequências que lhe estão associadas. Este estudo teve como principal objetivo compreender em que medida «Académicos» (docentes/investigadores universitários) e «Professores» (docentes do 1º e 2º ciclo) formam as suas atitudes face ao risco de abandono de forma diferenciada, em linha com as respetivas inscrições profissionais determinantes da distância variável do agenciamento concreto das suas ações enquanto atores envolvidos no processo educativo. Depois de um roteiro teórico articulando noções de risco, risco cultural, sociedade de risco e perceção de risco, segue-se uma revisão da literatura sobre o risco de abandono escolar procurando identificar quais os fatores que, no entender da comunidade científica dedicada ao seu estudo, mais fortemente contribuem para o fenómeno. Com base em quatro fatores identificados, procedeu-se à construção de quatro subescalas (Família, Aluno, Escola e Contexto) que por junto designamos de Escala de Avaliação de Atitudes Face ao Risco de Abandono Escolar. Constituídas por um corpus de itens descritores de situações e comportamentos associados ao abandono escolar, procuram avaliar de três formas distintas – Tomada de Risco, Perceção de Risco e Perceção de Benefícios - conteúdos que se supõe compor tais atitudes. A análise e interpretação dos dados recolhidos através das escalas com amostras de conveniência de Académicos (N = 8) e Professores (N = 11), permitem sugerir pistas úteis para a consideração de como atitudes face ao risco de abandono escolar divergentes podem constituir um banco de competências para lidar com este risco da parte destas populações específicas e de outras (famílias, políticos, técnicos do Serviço Social, etc.) que no futuro se pretenda, dentro da mesma lógica, avaliar.
This work starts by taking the side of the current vision depicting school dropout as one of the most important social issues of our time, both due to the dimension it reaches and the consequences associated with. This study aimed to understand the extent to which «Academic» (faculty / university researchers) and «Teachers» (teachers of the 1st and 2nd cycle) form differently their attitudes towards risk of school dropout, in line with the respective Professional inscriptions, determinants of the variable distance of the concrete actions of their agency while actors involved in the educational process. After drawing a theoretical roadmap articulating notions of risk, cultural risk, risk perception and risk society, the work follows by reviewing the literature on school dropout risk, seeking to identify the factors that, in the opinion of the scientific community dedicated to its study more strongly contribute to the phenomenon. Based on four identified factors, we proceeded to construct four subscales (Family, Student, School, and Context) which as a whole we designate by Assessment Scale Facing Attitudes towards School Dropout Risk. Comprising a corpus of items descriptors and situations associated with dropout behavior, these scales seek to evaluate risk of school dropout in three different ways - Risk Taking, Risk Perception and Perception of Benefits - contents that supposedly compose such attitudes. The analysis and interpretation of the data collected through the scales with convenience samples of Academics (N = 8) and Teachers (N = 11), allowed us to suggest useful avenues for consideration of how attitudes towards school dropout risk may constitute skills to deal with this risk in both studied populations but also within other specific populations (families, politicians, Social Services, etc.) in the future if desired, within the same logic, evaluate.
On démarre ce travail partant de la vision actuelle sur le décrochage scolaire qui le décrit comme l'un des problèmes sociaux les plus importants de notre époque, à la fois pour l’extension qu’il a atteint aussi que pour les conséquences qui y sont associées. Cette étude visait à comprendre dans quelle mesure les «académiques» (professeurs universitaires/chercheurs) et «enseignants» (de l’école primaire et secondaire) forment différemment leurs attitudes envers le risque de décrochage scolaire, sensées d'être en ligne avec ses respectives inscriptions professionnels, déterminants d’une distance variable des actions concrètes de son agence en tant qu’acteurs impliqués dans le processus éducatif. Après avoir tracer une feuille de route théorique articulant les notions de risque, le risque culturel, la perception du risque et de la société du risque, le travail s’est suivi d'une revue de la littérature sur le risque de décrochage scolaire. Celleci cherche à identifier les facteurs qui, à l'avis de la communauté scientifique dédiée à son étude, plus fortement y contribuent. Sur la base de quatre facteurs identifiés, nous avons procédé à la construction de quatre sous-échelles (Famille, Élève, École et Contexte) qui dans son ensemble nous avons appelé Échelle d'évaluation des Attitudes Envers le Risque de Décrochage Scolaire. Constituées par un corpus de itens descripteurs de divers situations liées au comportement de décrochage scolaire, chacun d'elles cherche à évaluer en des trois façons différentes contenus dont il est censé d´être composées de telles attitudes: la prise de risque, la perception du risque et la perception des bénéfices. L'analyse et l'interprétation des données recueillies sur des échantillons de convenance d’Académiques (N = 8) et d’Enseignants (N = 11), nous permit proposer des pistes utiles à l'examen de l'évolution des attitudes divergentes envers le risque de décrochage scolaire de ces populations. À l’avenir celles-ci peuvent constituer une banque compétences pour faire face au risque de décrochage scolaire qui, si on le souhaite, on peut évaluer dans la même logique auprès d’autres populations spécifiques engagées au phénomène comme les familles, les politiciens, les techniciens du services social, etc.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27783
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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