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https://hdl.handle.net/10316/27744
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Gonçalves, Alexandrino | - |
dc.contributor.author | Mendes, António José | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T11:40:16Z | - |
dc.date.available | 2014-12-02T11:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2003-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/27744 | - |
dc.description | Comunicação apresentada no 12º Encontro Português de Computação Gráfica, Porto, 2003. | por |
dc.description.abstract | O VRML surgiu da ambição em projectar a World Wide Web para um outro nível, o nível tridimensional. No entanto, e mesmo sem grandes alternativas, o VRML não é muito utilizado. De facto, o número de trabalhos/projectos disponíveis na Web que utilizam esta linguagem é mais baixo do que o que seria de esperar. Será que isso deriva das características e funcionalidades do próprio VRML? O Fórum Flaviano de Conimbriga, um dos monumentos mais emblemáticos da antiga cidade romana de Conimbriga, serviu de base ao trabalho apresentado neste artigo. O nosso objectivo foi disponibilizar uma reconstrução virtual desse monumento, mas fazê-lo de forma a torná-la acessível a qualquer pessoa, nomeadamente através da Web, contribuindo para uma verdadeira democratização do saber. Normalmente quando se pretendem criar ambientes tridimensionais na Web há três conceitos aparentemente incompatíveis entre si: realismo, desempenho e dimensão do(s) ficheiro(s). No entanto, através da linguagem utilizada no desenvolvimento deste trabalho, o VRML, e tirando partido das suas potencialidades, principalmente ao nível da optimização, conseguiu-se aliar esses três conceitos num só trabalho: Realismo: comprovado por especialistas, particularmente pelo Director do Museu Monográfico de Conimbriga; Desempenho: funciona perfeitamente num qualquer equipamento informático doméstico adquirido nos dias de hoje; Dimensão dos ficheiros: o principal e único ficheiro VRML ocupa apenas 22 KB, e o trabalho na sua totalidade (com as texturas), não ultrapassa os 150 KB. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | VRML | por |
dc.subject | Realismo | por |
dc.subject | Desempenho | por |
dc.subject | Dimensão dos ficheiros | por |
dc.subject | Optimização | por |
dc.title | VRML... porque não? | por |
dc.type | conferenceObject | por |
degois.publication.location | Porto | por |
degois.publication.title | 12º Encontro Português de Computação Gráfica | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | conferenceObject | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | I&D CISUC - Comunicações a Conferências Nacionais |
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File | Description | Size | Format | |
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VRML... porque não.pdf | 744.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
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