Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/27574
Title: O contributo das técnicas de marketing digital para a performance das organizações
Authors: Caetano, Diogo Vaz 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Marketing de internet; Métricas online; Web analytics; Optimização de motor de busca; Marketing digital
Issue Date: 25-Sep-2014
Publisher: FEUC
Abstract: O marketing digital tem a sua génese na Internet e nas tecnologias de informação e comunicação. Atualmente verifica-se que a Internet ocupa um lugar privilegiado na vida dos consumidores, influenciando todos os aspectos do seu quotidiano. Tal oferece um conjunto de oportunidades que as organizações preparadas podem aproveitar, através de uma forte presença online. Esta presença é potenciada pelas ações de marketing digital, que se revelam essências na captação de consumidores neste meio. Através do marketing digital, as organizações podem aumentar o seu fluxo de vendas, assim como trabalhar a sua notoriedade. Desta forma, este trabalho procura avaliar a contribuição do marketing digital para a performance das organizações, utilizando ferramentas de web analytics para medir os resultados práticos destas ações. Para o efeito, o trabalho apoia-se num estudo de caso, tendo como principais objectivos identificar as ações de marketing digital mais eficazes na captação de consumidores e avaliar o impacto destas acções nos resultados de marketing da organização. Aplicando o modelo de análise proposto, foi possível tirar conclusões quanto aos objectivos indicados, na medida em que o marketing de motor de pesquisas assente em acções de search-engine optimization se revelou a técnica mais eficaz tanto no volume de consumidores captados, como na qualidade desses consumidores. Verificou-se que estas ações desempenham um papel importante como forma de promoção e captação de clientes para as organizações, constituindo um dos pilares que suportam os objectivos de marketing das organizações com presença virtual.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: http://hdl.handle.net/10316/27574
Rights: openAccess
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