Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27568
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorAlmeida, Nuno Miguel Ferreira de-
dc.date.accessioned2014-11-11T12:40:58Z-
dc.date.available2014-11-11T12:40:58Z-
dc.date.issued2014-10-01-
dc.identifier.citationAlmeida, Nuno Miguel Ferreira de - O comportamento do consumidor face às marcas de distribuidor em período de crise, Coimbra, 2012por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27568-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.por
dc.description.abstractA procura das lojas de distribuição alimentar, devido à crise económica, é cada vez maior, o que torna este mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, surgiu a ideia de desenvolver um estudo que tem como objetivo analisar quais os determinantes do comportamento do consumidor, face às marcas de distribuidor, concretamente à lealdade à marca e à intenção de compra destes produtos na situação atual, de crise. Para concretizar este objectivo foi realizado um questionário a 316 clientes com mais de 18 anos, das marcas estabelecidas em Portugal (Dia; Pingo-Doce; Continente; Auchan; El Corte Inglês, etc) e de seguida, foram tratados os dados, estatisticamente. Nessa análise foram, ainda, considerados vários factores referidos na literatura, nomeadamente, sócio-económicos e sócio-demográficos (o rendimento das famílias e o número de pessoas do agregado,etc) e psicográficos (a consciência da marca, o valor percebido da marca, o preço e a qualidade percebida). Foram propostos dois submodelos de antecedentes da lealdade à marca e da intenção de compra, respectivamente, resultante da análise estatística. Foram também abordados, quais os efeitos moderadores da crise no comportamento dos consumidores face às marcas do distribuidor. Desta análise resultaram evidências em que as variáveis, como a reputação ética, o preço acessível, a importância da marca, a credibilidade da marca, a confiança na marca e a atitude face às marcas próprias, têm significância na explicação da lealdade do consumidor face às marcas de distribuidor em períodos de crise. Outro efeito, foi o impacto positivo da crise na importância que o consumidor dá às marcas de distribuidor e a forma como pode ajudar no fortelacimento da lealdade à marca, bem como na intenção de compra. Julgamos que este estudo poderá ter grande interesse para as grandes empresas de distribuição a operar em Portugal e que almejam, concretamente durante crises económicas, aumentar o leque de clientes leais às suas marcas, bem como o seu valor de mercado.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrisepor
dc.subjectLealdadepor
dc.subjectMarcas de distribuidorpor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.titleO comportamento do consumidor face às marcas de distribuidor em período de crisepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201477599-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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