Title: HRM practices in employees' centered outcomes : a pharmaceutical company analysis
Authors: Campos, Joana da Palma 
Keywords: Práticas de recursos humanos;Intenção de saída;Bem-estar;Satisfação no trabalho;Grau académico
Issue Date: 24-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Campos, Joana da Palma - HRM practices in employees' centered outcomes : a pharmaceutical company analysis, Coimbra, 2014
Abstract: O presente relatório foi elaborado como parte integrante do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no âmbito de um estágio curricular com duração de cinco meses desenvolvido durante o 2º semestre de 2014 no departamento de Recursos Humanos da Bluepharma, Indústria Farmacêutica S.A. Esta actividade de formação e desenvolvimento contemplou um conjunto de actividades, entre as quais destacamos a organização de registos de formação e gestão administrativa de recursos humanos. Para além disto, foi conduzido um estudo empírico focado nas percepções dos trabalhadores sobre atitudes e comportamentos no trabalho. Fazendo uso de um questionário e contando com a colaboração de 38 trabalhadores, foi feita uma avaliação de vários indicadores-chave, nomeadamente a intenção de saída, e o estado de bem-estar no trabalho, que ajudam a medir não só a satisfação no trabalho como também as perspectivas futuras de carreira. Mais ainda, foram analisadas as correlações entre as práticas de recursos humanos em conjunto com outras variáveis e a satisfação com o trabalho, com a carreira e com a vida, com o intuito de perceber em que ponto é que os inquiridos se encontravam em cada uma destas dimensões. Concluímos que as práticas de RH influenciam positivamente a satisfação dos trabalhadores em relação ao seu trabalho, à sua carreira e à sua vida. No entanto, o resultado desta análise disse-nos que há uma percentagem de inquiridos com excesso de horas de trabalho e níveis significativos de stress. O resultado mais surpreendente desta análise é a lealdade esperada pelos inquiridos com maior grau académico, pois são estes que possuem mais intenção de saída.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Teresa Carla Oliveira e Bruno Néné.
URI: http://hdl.handle.net/10316/27516
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio_Joana Campos.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.