Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27512
Title: Igualdade de género nas autarquias locais : formação de mainstreaming de género : um estudo de caso
Authors: Silva, Paula Cristina Carvalho da 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Género; Igualdade de género; Mainstreaming de género; Formação; Trabalho/família
Issue Date: 17-Sep-2014
Citation: Silva, Paula Cristina Carvalho da - Igualdade de género nas autarquias locais : formação de mainstreaming de género : um estudo de caso, Coimbra, 2014.
Abstract: Nas sociedades modernas a igualdade de género tem vindo a assumir, paulatinamente, um papel importante e é vista, cada vez mais, como devendo fazer parte integrante das políticas públicas. Daí que o conceito de “igualdade de género” aqui apresentado deva ser interpretado como um conjunto de políticas públicas no sentido de implementar e promover a igualdade e terminar com as desigualdades entre sexos, em todas as esferas da vida em sociedade. As políticas mundiais, europeias, nacionais e locais têm definido medidas que alterem o quadro social e económico existente, para colmatar as desigualdades entre sexos ainda persistentes de modo a promover a igualdade entre mulheres e homens, adotando uma perspetiva de género transversal, ou seja, aplicando a estratégia de mainstreaming de género a todas as políticas públicas delineadas nos diversos contextos sociais Sendo a Administração Local um definidor de políticas públicas locais nas suas esferas de intervenção e as autarquias organizações, o presente estudo pretende compreender, na perspetiva dos/as colaboradores/as de uma autarquia local que frequentaram ações de formação em igualdade de género, a importância da formação, como instrumento da estratégia de mainstreaming de género, para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, nas áreas do trabalho, da vida pessoal/familiar e da conciliação entre a vida profissional e pessoal/familiar. De modo a ser desenvolvida esta investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a um conjunto de colaboradores/as que cumpriram formação em igualdade de género, no âmbito de um projeto que decorreu numa autarquia que serviu como campo de análise deste estudo. A metodologia adotada foi qualitativa e aplicadas as técnicas da análise de conteúdo no estudo das entrevistas. Os resultados obtidos demonstraram o contributo que a formação em igualdade de género, como instrumento da estratégia de mainstreaming de género, pode dar para a promoção da igualdade entre mulheres e homens.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia (Políticas Locais e Descentralização), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27512
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação.pdf640.07 kBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdf469.77 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,002
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,301
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.