Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27509
Title: A contabilidade angolana em contexto internacional : uma comparação com Portugal
Authors: Santos, Francisco Manuel Batista dos 
Orientador: Jorge, Susana
Albano, Luís
Keywords: Contabilidade; Internacionalização; Harmonização; Angola; Portugal
Issue Date: 5-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Francisco Manuel Batista dos - A contabilidade angolana em contexto internacional : uma comparação com Portugal, Coimbra, 2014.
Abstract: O mundo em que vivemos é atualmente comparado a uma grande “aldeia global”, fruto das grandes evoluções verificadas nas mais variadas áreas. Tal facto faz com que os negócios facilmente tomem proporções globais, não fazendo sentido restringir uma atividade a um país ou região. Assim, surgem países que, no plano global, se afiguram como fortes exportadores de investimento e/ou recetores de investimento direto estrangeiro. No que toca a Portugal, uma das nações mais próximas quer historicamente quer linguisticamente é Angola, onde muitas empresas portuguesas têm vindo a investir e de onde são oriundas muitas empresas e investidores presentes atualmente em Portugal. Graças a esta aproximação, os profissionais da contabilidade devem estar preparados para enfrentar novos desafios. A exploração de novos mercados, com clientes regidos por outros normativos contabilísticos, exige assim uma atualização das práticas. Durante o estágio na Nextconsulting SA, realizado entre o dia 2 de Janeiro e o dia 9 de Maio de 2014 este foi um dos desafios colocados: elaborar as demonstrações financeiras inerentes a empresas angolanas que se regem pelo normativo angolano, preconizado no Decreto 82/2001, de 16 de Novembro. Nasce assim a motivação e o interesse em desenvolver o tema deste relatório, referente ao estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que começa com um estudo teórico da evolução da contabilidade no contexto internacional, face à necessidade de refletir esse ambiente global. Em destaque estarão os esforços desenvolvidos por Angola no sentido de refletir a tendência da internacionalização, também com vista à sua abertura ao mercado mundial. Pretende-se, através de uma comparação próxima com o caso português, averiguar o caminho para a internacionalização da contabilidade angolana, perceber o que já foi feito nesse sentido, que mudanças trouxe a adoção do normativo em vigor e quais os próximos passos a seguir. As conclusões teóricas retiradas do estudo referido serão, por fim, ilustradas com um exemplo prático, cujo intuito será mostrar as diferenças encontradas na elaboração das demonstrações financeiras dos dois países.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Susana Jorge e Luís Albano.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27509
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Francisco_Santos.pdf16.68 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,259
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,070
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.