Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27490
Title: Eficiência da gestão do fundo de maneio e rendibilidade : o caso das PME portuguesas
Authors: Pais, Maria Amélia de Almeida Nunes Canelas 
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: Rendibilidade; Ciclo de conversão de caixa; Gestão do fundo de maneio; Pequenas e médias empresas; razo médio de pagamento; Prazo médio de recebimento; Inventário
Issue Date: 26-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Pais, Maria Amélia de Almeida Nunes Canelas - Eficiência da gestão do fundo de maneio e rendibilidade : o caso das PME portuguesas, Coimbra, 2014.
Abstract: À semelhança das outras economias europeias, o segmento das pequenas e médias empresas constitui, no mercado português, o principal gerador de emprego e produção, assumindo-se como pilar das estruturas empresariais. Estas empresas, na sua grande maioria com atividade económica essencialmente desenvolvida no mercado interno, perante a atual conjuntura de crise económica e financeira internacional sentem, de forma mais marcada, a diminuição da procura e das alternativas externas de financiamento. Estas suas características particulares tornam-nas mais dependentes do crédito comercial e do financiamento a curto prazo sendo pois da maior importância, que apostem numa mais eficiente gestão do seu fundo de maneio. Neste contexto, e com o objetivo de fornecer evidências empíricas sobre os efeitos da gestão do fundo de maneio na rendibilidade das PME portuguesas usou-se, para realizar um estudo através da metodologia de dados em painel, uma amostra de 6065 empresas, no período temporal de 2002 a 2009. Os resultados obtidos por técnicas fundamentais de dados em painel indicam que a redução dos prazo médio de pagamento, prazo médio de recebimento e prazo médio de inventário se encontram associadas a uma maior rendibilidade das empresas. Também para controlar possíveis efeitos de endogeneidade, recorreu-se ao uso de variáveis instrumentais, tendo a variável correspondente ao prazo médio de recebimento perdido o seu significado estatístico, sugerindo a possibilidade de existência de um conflito de influências entre a rendibilidade das empresas e o crédito que concedem aos seus clientes. Com o objetivo de estabelecer comparações entre estes resultados, obtidos para o mercado português, com os já realizados sobre vários mercados internacionais, foram efetuadas as mesmas regressões utilizando definições alternativas das variáveis independentes. Os resultados obtidos encontram-se alinhados com os dos estudos anteriores. Foram também efetuadas regressões para o ciclo de conversão de caixa, com recurso a variável alternativa para a rendibilidade, agora medida através da rendibilidade operacional dos capitais investidos. Esta análise confirmou a robustez dos resultados que agora se apresentam.Uma vez que a amostra em estudo é constituída por empresas de tipo muito diverso, foram adicionalmente tomadas em conta as características específicas de cada sector. As tendências obtidas foram novamente semelhantes, confirmando-se mais uma vez a robustez dos resultados. Procedeu-se ainda ao mesmo tipo de análise, para os dois setores mais representativos da amostra. Neste caso é também confirmada e estatisticamente significativa a relação inversa da rendibilidade com as variáveis relativas ao prazo médio de pagamento, prazo médio de recebimento, inventário e ciclo de conversão de caixa.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27490
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 10

926
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

2,120
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.