Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27486
Title: A contratualização nos cuidados de saúde primários como ferramenta de gestão nas Unidades de Saúde Familiar (USF)
Authors: Cabral, Sofia Cordeiro 
Orientador: Raposo, Vítor
Tomé, Maria Teresa
Keywords: Incentivos; Indicadores; Cuidados de saúde primários; Unidade de Saúde Familiar
Issue Date: 17-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Cabral, Sofia Cordeiro - A contratualização nos cuidados de saúde primários como ferramenta de gestão nas Unidades de Saúde Familiar (USF), Coimbra, 2014.
Abstract: Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) foram marcados por várias reformas, sobretudo a partir de 2005, abrindo lugar a um processo de crescimento, maturação e inovação no funcionamento dos cuidados de saúde, no sentido da flexibilização organizativa e de gestão, do trabalho em equipa, da autonomia, da responsabilização, da melhoria contínua da qualidade, da contratualização e da sustentabilidade, tendo como especto mais saliente a implementação das Unidades de Saúde Familiar (USF). Estas alterações e a criação das USF têm suscitado interesse, quer em Portugal quer no estrangeiro, fomentando a capacidade da sociedade, das comunidades e das organizações para a auto-organização e implementação de rotinas de avaliação, de revisão e de aprendizagem permanente. Neste contexto, sob a influência da teoria da Nova Gestão Pública (NGP), a contratualização surge como um novo instrumento de governação em saúde. As relações entre financiadores e prestadores são agora suportadas por contratos que associam um orçamento a resultados esperados, contribuindo para uma melhor afetação de recursos e desempenho. A contratualização de serviços de saúde surgiu como um meio de melhorar a capacidade de resposta aos cidadãos e de aumentar a eficiência através da minimização dos custos associados à prestação de cuidados de saúde. Anualmente, as USF passam pelo processo de contratualização de metas de desempenho, acesso e eficiência que procuram garantir o equilíbrio entre exigência e exequibilidade, no sentido de conduzir a ganhos de saúde, bem como premiar o esforço e desempenho, com atribuição de incentivos, aos profissionais que as integram. O presente relatório de estágio tem como preocupação fundamental a análise da contratualização nos CSP ao nível das USF, procurando comparar as diferentes metodologias adoptadas até ao momento e o seu impacto na unidade onde estagiámos, nomeadamente a sua utilização como instrumento de gestão.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Vítor Raposo e Maria Teresa Tomé.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27486
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio Estágio - final.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

943
checked on Jul 9, 2024

Download(s) 20

1,616
checked on Jul 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.