Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27467
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
dc.contributor.advisorMello, Cristina de Almeida-
dc.contributor.authorCosta, Elisabete Sofia Ferreira da-
dc.date.accessioned2014-11-04T08:52:54Z-
dc.date.available2014-11-04T08:52:54Z-
dc.date.issued2014-10-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Elisabete Sofia Ferreira da - A produção escrita nas disciplinas de Português língua materna no 9°ano e Francês língua estrangeira no 7°ano de escolaridade. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27467-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27467-
dc.descriptionRelatório de Estágio em Ensino de Português e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractPara além da apresentação do estágio pedagógico realizado em Português e Francês durante o ano de 2012-2013, e da reflexão sobre essa mesma prática, desenvolve-se neste Relatório um estudo sobre a competência da produção/expressão escrita, em língua materna e em língua estrangeira. Estudando produções escritas em situação de avaliação, criteriosamente selecionadas para serem representativas da realidade dos alunos em questão, pretende-se apresentar as dificuldades/erros dos discentes na produção/expressão escrita, bem como entender a natureza desses erros. O estudo aponta como mais evidentes os erros de sintaxe, de ortografia, de acentuação e de coesão textual. No seguimento da análise efetuada, propõem-se algumas estratégias de aprofundamento das matérias e superação dos problemas, nomeadamente atividades didático-pedagógicas que visam levar os alunos a melhorar o seu desempenho nas produções escritas nas duas línguas abordadas. Assim, procurou-se diversificar as atividades/estratégias e torná-las atrativas, de modo a facilitar a motivação e a dinâmica da aula. A produção escrita é vista neste relatório como um processo importante que incentiva os alunos a formar e a expressar ideias, sentimentos, interesses, preocupações, ou seja, a comunicar. Esta forma de comunicação exige a implementação de habilidades e estratégias que o aluno deve dominar e aplicar durante o processo de ensino/aprendizagem. Assim, podemos dizer que a expressão escrita no ensino da Língua Materna e da Língua Estrangeira é uma forte aliada para o sucesso da aprendizagem. Por conseguinte, deve ser encarada, não só como um mero meio utilizado para fins de avaliação, mas também como conteúdo específico de aprendizagem e competência importante a desenvolver.por
dc.description.abstractThis report covers my teaching practice in Portuguese and French during the 2012/2013 academic year. It includes a reflection on my teaching as well as a study of my students’ writing skills, both in their first language and in foreign languages. The texts used in this study - all written during assessment - were carefully selected to be representative of the students’ capabilities, since we intend to examine the nature of our students' difficulties. The study shows that syntax, spelling, accent, and text cohesion mistakes are the most common errors. After performing the analysis, we devised a number of strategies to enhance the curriculum and to help students overcome common errors, especially in their written work. We created a wealth of new didactic and pedagogical activities, which we then wove into our teaching in an effort to motivate students and enliven classroom dynamics. In this report we regard writing as an important process that encourages students to form and express ideas, feelings, interests, and concerns—in short, to communicate. Writing requires strategies and skills that students should master and use throughout the process of teaching and learning, so we believe that writing is a valuable component of any language class, whether for a first or foreign language. And this is the reason writing should be seen not only as a way of assessing students, but also as a specific learning objective and an important skill that all students should cultivate.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExpressão Escritapor
dc.subjectPortuguês Língua Materna-
dc.subjectFrancês Língua Estrangeira-
dc.subjectAnálise de erros-
dc.subjectWriting-
dc.subjectPortuguese as First Language-
dc.subjectFrench as Foreign Language-
dc.subjectError analysis-
dc.titleA produção escrita nas disciplinas de Português língua materna no 9°ano e Francês língua estrangeira no 7°ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201516993-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9762-2196-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatorio de estagio.pdf11.58 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

542
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 10

2,278
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.