Title: A importância da análise dos media na comunicação: o caso L'Oréal
Authors: Antunes, Inês Sofia Barata 
Keywords: Comunicação;Análise media;Marcas;L'Oréal;Imagem de marca;Brand equity;Blogs;Imprensa;Communication;Media analysis;Cision;Brand;Brand image;Press
Issue Date: 3-Nov-2014
Citation: ANTUNES, Inês Sofia Barata - A importância da análise dos media na comunicação: o caso L'Oréal. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27465
Abstract: A comunicação de uma empresa abrange não só as ações que são feitas internamente como também aquelas que têm como objetivo interagir com o público-alvo, seja de forma direta, seja através da comunicação social. Estes processos comunicativos são essenciais para construir e manter a imagem de uma marca. Para além de definir com exatidão elementos visuais – como o logotipo – e os valores pelos quais se pauta, a forma como uma marca se mostra ao público em geral e se relaciona com os grupos intervenientes na construção da sua imagem é determinante para a sua reputação e desempenho. A comunicação assume, neste processo relacional, um dos principais papéis, pelo que conhecer o contexto do mercado onde a empresa se insere é a condição fundamental para saber o que comunicar e de que forma. É com base neste pressuposto que, no presente Relatório de Estágio, destacamos a importância da comunicação, refletindo sobre a análise dos impactos que ela tem em meios como a imprensa e os blogs. Ou seja, mais do que comunicar, a avaliação dos resultados dessa mesma comunicação revela-se essencial para que as estratégias comunicacionais das marcas sejam bem planificadas e implementadas de forma eficiente. Do ponto de vista empresarial, saber comunicar é tão importante como saber o que se está a comunicar sobre determinada marca, isto é, se os objetivos das mensagens veiculadas estão a ser atingidos. Tendo por base a experiência obtida na Cision, no departamento de Análise Media, o presente Relatório tem como exemplo a marca L’Oréal e pretende demonstrar que o acompanhamento dos resultados da comunicação das marcas contribui para melhorar a sua eficácia, o relacionamento com o consumidor e o seu valor no mercado.
Companies’ communication is related not only with internal actions but also with the actions that aim to interact directly with their target or through media. These communicative processes are essential to build and maintain brands image. Besides defining exactly visual elements – as logo – and its values, the way that a brand shows itself to general public and the relationship with intervenient groups which help to build its image are determinant for brand’s reputation and performance. Once communication assumes, in this relational process, one of the most important roles, knowing the market context is a basic condition to know what is important to communicate and how. Based on this assumption, the present Internship Report is developed to show the importance of communication by reflecting about the impacts analysis that it has in different media, as press and blogs. In other words, more than communicate, the evaluation of results about brands’ communication is very important to planning and implementing efficient communication strategies. From business perspective, knowing how to communicate is as important as knowing what it’s being communicated about brands, i.e. if the goals of their messages are being achieved. The present Report is based on internship experience at Cision, in Media Analysis department, and it takes the example of L’Oréal brand to show that the monitoring of communication’s results contributes to improve its effectiveness, the relationship with costumers and its brand equity.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado em Comunicação e Jornalismo apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/27465
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

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