Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27438
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, José-
dc.contributor.advisorEstudante, Paulo-
dc.contributor.authorFigueiredo, João-
dc.date.accessioned2014-10-30T16:38:20Z-
dc.date.available2014-10-30T16:38:20Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, João - O género musical Concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto improvisado à composição. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27438-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27438-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.-
dc.description.abstractO fundo musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra contém um espólio ímpar dos séculos XVI e XVII. Aí encontramos três manuscritos - o MM 52, o MM 236 e o MM 243 - nos quais se encontram um conjunto de composições musicais denominadas Concertados. Através da análise destas peças construídas sobre um Cantus Firmus, bem como da leitura crítica da tratadística musical ibérica do século XVI na sua parte referente ao contraponto, veremos como as práticas improvisatórias musicais, alicerçadas num conjunto alargado de técnicas de contraponto utilizadas pelos músicos do século XVI, se demonstram em peças escritas baseadas num Cantus Firmus, compostas num período histórico posterior - o século XVII. Este facto remete-nos para uma continuidade da forma de aprender e de trabalhar dos músicos, alterada aos poucos por questões relativas à passagem para uma predominância cada vez maior da escrita e da imprensa. Serão elencadas algumas razões para esta permeabilidade entre técnicas de contraponto improvisado e as técnicas utilizadas pelos compositores na sua música escrita. Este trabalho engloba também a edição crítica da primeira parte do MM 52.por
dc.description.abstractThe musical fund of the Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra contains a unique collection of printed and manuscript music from the sixteenth and seventeeth centuries. Belonging to this collection are three manuscripts - MM 52, MM 236 and MM 243 - where we can find a set of pieces named Concertados. Through the musical analysis of this pieces built over a Cantus Firmus, and the critical reading of Iberian music treatises from the sixteenth century in what concerns the counterpoint, we will see how the musical improvisational practices, founded in a large set of counterpoint techniques used by sixteenth century musicians, are clearly demonstrated in musical pieces from the seventeenth century. This fact takes us to a continuity on the way of learning and working of the musicians, changed little by little by questions related to a predominance of writing and printing. We will give some reasons for this permeability between improvised counterpoint techniques, and the techniques used by composers in writing music. This work features a critical edition of the first part of MM 52.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectContraponto improvisadopor
dc.subjectGénero Concertadopor
dc.subjectTécnicas de contraponto musicalpor
dc.subjectTratados de música ibéricos-
dc.subjectPedagogia do Contraponto-
dc.subjectVicente Lusitano-
dc.subjectMM 52-
dc.subjectMM 236-
dc.subjectMM 243-
dc.subjectImprovised Counterpoint-
dc.subjectIberian music treatise-
dc.subjectCounterpoint Pedagogy-
dc.titleO género musical Concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto improvisado à composiçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201519607-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese final com revisão.pdf16.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

507
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

579
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.