Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27428
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria-
dc.contributor.advisorPereira, Susana Marques-
dc.contributor.authorPereira, Filomena Raquel Milheirão-
dc.date.accessioned2014-10-29T11:43:00Z-
dc.date.available2014-10-29T11:43:00Z-
dc.date.issued2014-10-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Filomena Raquel Milheirão - Escrita e criatividade: uma proposta didática. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27428-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27428-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.-
dc.description.abstractInserido no âmbito da prática letiva supervisionada, este trabalho pretende apurar o contributo da escrita criativa para o desenvolvimento da expressão escrita junto de uma turma de 7.º ano de Introdução à Cultura Clássica e de uma turma de 12.º ano de Português. Potencialmente, a escrita criativa é um instrumento para o desenvolvimento linguístico e cognitivo mas também pessoal, porque permite estimular a criatividade, que tende a perder-se nas rotinas do quotidiano. Na base das atividades desenvolvidas estiveram obras literárias e assim, não partindo do desconhecido, criar a partir da literatura é não só ousar fazer diferente, descobrir possibilidades, mas também experienciar perspetivas distintas daquilo que já existe e reconhecer a herança literária. De modo a fundamentar a minha investigação, procedo à análise de literatura acerca da investigação sobre o ensino e aprendizagem da escrita, a partir de autores como Emília Amor, Luís Barbeiro, José Carvalho, Minervina Dias, Luísa Pereira e Aida Santos (cf. bibliografia final). A primeira parte do trabalho diz respeito à contextualização da prática letiva e compreende a descrição do meio socioeducativo do Colégio Bissaya Barreto e das turmas observadas, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte incide sobre a escrita criativa e o desenvolvimento da expressão escrita; aqui apresento os fundamentos teóricos e concetuais que sustentam a investigação desenvolvida, a didatização, a análise de resultados e conclusões. Face aos dados apurados, concluo que houve, de modo global, algumas melhorias na escrita criativa e notória evolução em casos particulares, o que estimula a implementação futura desta proposta didática.por
dc.description.abstractInserted in the supervised pedagogical practice, this work aims to determine the contribution of creative writing to the development of the written expression, along with a class of the 7th grade of Introduction to Classical Culture and the 12th grade of Portuguese. Potentially, creative writing is not only a tool for linguistic and cognitive development but also personal, because it allows to stimulate creativity, which tends to get lost in the routines of everyday life. Behind the writing-activities were literary works and, thus, not starting out of the unknown, creating from literature is not only a way to dare to do different and discover possibilities, but also to face different perspectives of something that already exists and to recognize the literary heritage. In order to support my research, I will analyze literature about research on teaching and learning to write, basing on authors such as Emília Amor, Luís Barbeiro, José Carvalho, Minervina Dias, Luísa Pereira and Aida Santos (cf. final bibliography). The first part of this work concerns the teaching practice context, there are described the socio-educational environment of the College Bissaya Barreto and the classes which I observed, and also a reflection about the pedagogical practice. The second part focuses on creative writing and the development of written expression; there I present the theoretical and conceptual bases to this research, the teaching, the analysis of the results and conclusions. Basing on the collected data, I conclude that there was, globally, some improvements in creative writing and remarkable developments in particular cases, which promotes this didactic proposal to further implementation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.titleEscrita e criatividade: uma proposta didáticapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201519038-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4392-2999-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4432-2517-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE versão definitiva.pdf16.77 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.