Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27425
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria-
dc.contributor.advisorPereira, Susana-
dc.contributor.authorGomes, Carlos-
dc.date.accessioned2014-10-28T19:56:22Z-
dc.date.available2014-10-28T19:56:22Z-
dc.date.issued2014-10-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27425-
dc.description.abstractEsta investigação do tipo estudo de caso foi desenvolvida em contexto de sala de aula, no âmbito do relatório de estágio, com alunos do 7.º ano, em Introdução à Cultura Clássica e do 12.º ano, em Português; teve por objetivo atestar a importância da fase de planificação textual na produção de um texto argumentativo. O relatório está organizado em duas partes. Na primeira, apresentar-se-á o contexto socioeducativo do Colégio e a reflexão sobre a prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte, apresentar-se-á a revisão da literatura que fundamenta o estudo, bem como a didatização e a análise dos resultados de ambas as turmas. Em função dos resultados obtidos considera-se que a lecionação da planificação favorece a textualização, que a interação gerada por atividades de escrita em grupo proporciona uma melhor seleção de informação e consequentemente uma melhor planificação. Deste modo, confirmam-se alguns dos estudos seguidos nesta investigação, como por exemplo o de Amor (1994), Pereira (2000), Cabral (2001), Carvalho (2003), Guerra (2007), Barbeiro e Pereira (2007), Cardoso (2010) e Teixeira, Novo e Neves (2011). Em suma, a recetividade demonstrada pelos alunos e os resultados que alcançaram justificam que se invista: no ensino sistemático da escrita processual e em atividades de escrita em grupo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.titleA Escrita do Texto Argumentativo – a planificaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201518856-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.author.orcid0000-0001-7071-8833-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4392-2999-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio.pdf11.45 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

899
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 1

10,485
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.