Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27363
Title: Controlo de qualidade nas SROC's
Authors: Garcia, Rui Miguel Castanheira 
Orientador: Ferreira, José Vaz
Falcão, Sérgio
Keywords: Controlo de qualidade; Normas de Auditoria; Requisitos éticos; Requisitos deontológicos e técnico científicos; Livro de Compromisso AFA
Issue Date: 25-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Garcia, Rui Miguel Castanheira - Controlo de qualidade nas SROC's, Coimbra, 2014.
Abstract: Ao longo desta ultima década, a função do Auditor tem sido sujeita a algumas pressões pondo em causa a sua independência, integridade, credibilidade e de um modo geral, a qualidade do seu trabalho. Assim, o trabalho do Auditor tem sido sujeito cada vez mais a um controlo de qualidade, quer interno, quer externo. Ao nível do controlo de qualidade interno, todas as empresas ou entidades, independentemente da sua dimensão, para atingirem de forma eficaz os seus objetivos, maximizarem os seus resultados e minimizarem os seus custos e riscos, devem possuir um bom sistema de controlo de qualidade interno, assente em políticas e procedimentos concebidos no sentido de garantir com fiabilidade que a realização dos trabalhos de auditoria vá ao encontro das normas profissionais e requisitos regulamentares e legais que esse mesmo trabalho de auditoria deve respeitar. Numa forma de melhorar e assegurar a qualidade da auditoria, existe o controlo de qualidade externo, que consiste na revisão dos procedimentos de controlo de qualidade interno do Auditor bem como a revisão de dossiers de auditoria selecionados, com o objetivo de verificar a conformidade do trabalho efetuado com o disposto nas normas de auditoria relevantes. Em relação ao controlo de qualidade na minha entidade de acolhimento, Álvaro Falcão e Associados, SROC, (AFA), este pauta-se por um elevado grau de exigência ao nível dos requisitos éticos, deontológicos e técnico-científicos, assentes num livro de compromisso. Todos os trabalhos desenvolvidos pela AFA, alguns dos quais abordados por mim na parte prática, nomeadamente alguns dos testes de auditoria que representam o que de facto é o trabalho desenvolvido por um Auditor, tentam cumprir em todo o seu prisma o livro de compromisso da sociedade.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Vaz Ferreira e Sérgio Falcão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27363
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Garcia_R_RelatorioEstagio pdf.pdf552.2 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

550
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,236
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.