Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27362
Title: Cultura de segurança do doente num hospital da região centro, perceção dos profissionais
Authors: Costa, Marina Fernanda Simões Pereira da 
Orientador: Ferreira, Maria Manuela Frederico
Keywords: Cultura de segurança; Qualidade; Doente; Perceção
Issue Date: 19-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Costa, Marina Fernanda Simões Pereira da - Cultura de segurança do doente num hospital da região centro, perceção dos profissionais, Coimbra, 2014.
Abstract: Cultura de segurança é o produto dos valores individuais e de grupo, atitudes, capacidades de perceção, competências e padrões de comportamento, que determinam o empenho na gestão e segurança de uma organização. A avaliação da perceção dos profissionais sobre a cultura de segurança do doente é essencial para a introdução de medidas de melhoria decorrentes dos resultados e alcançar melhores níveis de segurança e de qualidade nos cuidados prestados aos doentes. Assim, com a finalidade de produzir os primeiros indicadores da avaliação da cultura de segurança do doente na organização e propor sugestões de melhoria, este estudo, descritivo, transversal, correlacional, tem como principais objetivos identificar pontos fortes e fracos da cultura de segurança do doente no sentido de promover oportunidades de melhoria e caracterizar a perceção dos profissionais do hospital acerca da cultura de segurança do doente. A amostra (n=303) é constituída por Enfermeiros (44,2%), Assistentes operacionais (15,2%), Técnicos de diagnóstico e terapêutica (11,2%), Médicos (8,9%), Administrativos (8,9%) e Técnicos superiores (8,2%). Dos resultados obtidos evidencia-se que o “trabalho em equipa dentro das unidades” constitui uma força de segurança da organização. Dimensões com avaliação positiva, são a “aprendizagem organizacional - melhoria contínua”, “perceções gerais sobre a segurança do doente”, “abertura na comunicação” e “trabalho em equipa entre unidades”. Dimensões consideradas oportunidades de melhoria franca são a “resposta não punitiva ao erro”, “dotação de profissionais”, “frequência de notificação” e “apoio à segurança do doente pela gestão”. A cultura de segurança difere, para a maioria das dimensões, em função da profissão, da interação com os doentes, da certificação dos serviços e da formação efetuada em segurança do doente. Quanto ao tempo de experiência, a cultura de segurança difere só no número de ocorrências e dotação de profissionais. As oportunidades de melhoria estão identificadas, é necessário estabelecer um plano de melhoria no sentido de perceber quais as medidas de maior impacto na organização e aproveitar as dimensões com melhores resultados, nomeadamente o “trabalho em equipa dentro das unidades” e a “Aprendizagem organizacional-melhoria contínua” para operacionalizar com sucesso essas mesmas medidas.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Manuela Frederico Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27362
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertação Marina_pronta.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

771
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,755
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.