Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27357
Title: EVA-(Economic Value Added) vs indicadores financeiros tradicionais
Authors: Soares, Ana Catarina Pereira 
Orientador: Gama, Paulo
Vilela, Jorge
Keywords: Contabilidade; Análises; Indicadores; EVA; Criação de valor
Issue Date: 26-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Soares, Ana Catarina Pereira - EVA-(Economic Value Added) vs indicadores financeiros tradicionais, Coimbra, 2014.
Abstract: A situação económico-financeira a que se assiste, atualmente, exige cada vez mais das empresas. A utilização crescente de recursos torna a gestão complexa e exige um esforço constante na busca de práticas mais eficientes. Nesse sentido, a área de análise financeira das empresas tem sido alvo de vários estudos, sempre com o intuito de perceber quais as metodologias mais indicadas para obter, com rigor, a situação financeira das mesmas. A contabilidade, por si só, não permite aos stakeholders obter informação completa e fiel sobre as contas, por isso, ao dispor dos analistas estão diversos indicadores que, conjugados, permitem ter outra leitura da performance da empresa. No entanto, vários críticos apontam para uma limitação desses indicadores, que se esgotam na consideração apenas do custo do capital alheio que as empresas utilizam para se financiar, esquecendo que o capital próprio também tem um custo: as expetativas de retorno dos investidores. Talvez pela dificuldade de quantificação desse elemento, frequentemente, este custo passa despercebido, contudo, não se deve desconsidera-lo, de todo. Este relatório vai incidir sobre um indicador em concreto, o EVA (Economic Value Added). Segundo vários autores, é um indicador que, por ter em conta, precisamente, o custo de todos os capitais investidos, permite ao analista saber se a rendibilidade obtida foi suficiente para cobrir os custos da utilização dos investimentos realizados. Ao aplicar o indicador a um caso concreto, concluí que, de facto, o EVA pode ser uma mais-valia para as empresas. Todavia, devem ser analisadas as características das empresas, nomeadamente, a sua dimensão, para perceber se será razoável a adoção deste método de análise.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Gama e Jorge Vilela.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27357
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
O EVA-Economic Value Added.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

809
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

4,320
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.