Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27346
Title: iPhone 4 : determinantes do preço final e probabilidade de sucesso de venda em leilões online
Authors: Soares, Sara Cristina Filipe 
Orientador: Godinho, Pedro
Keywords: eBay; Reputação; Preço final; Probabilidade de sucesso
Issue Date: 17-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Soares, Sara Cristina Filipe - iPhone 4 : determinantes do preço final e probabilidade de sucesso de venda em leilões online, Coimbra, 2014.
Abstract: O presente trabalho foi realizado de forma a tentar perceber se é possível antecipar e explicar o comportamento dos compradores na eBay, tendo como objetivo identificar os principais determinantes do preço de venda atingido e da probabilidade de venda de leilões online do iPhone 4. Pretende-se ainda determinar se a reputação dos vendedores continua ou não a ser decisiva para o preço e probabilidade de venda e, verificar se há indícios de uma alteração do comportamento dos compradores em relação a estudos anteriores, possivelmente resultante da alteração da política de garantia da eBay com a introdução do Money Back Guarantee. Para realizar a presente análise, utilizaram-se modelos explicativos e preditivos para encontrar os determinantes do preço final através do método dos mínimos quadrados ordinários. Para identificar os determinantes da probabilidade de sucesso da venda, utilizou-se apenas o modelo preditivo através do método Probit. Após a realização do nosso estudo, a reputação dos vendedores revelou-se menos significativa do que em estudos realizados anteriormente por outros autores, o que mostra indícios que a política do Money Back Guarantee pode assim ter alterado o comportamento dos compradores. No entanto, existem casos em que a reputação parece ter impacto significativo, e isso verifica-se para os melhores dos vendedores que ainda podem conseguir algum prémio no preço. As variáveis com melhor poder explicativo para o estudo do preço final e da probabilidade de sucesso, foram uma variável binária que indica se o telemóvel está desbloqueado, o preço inicial, o número de licitações do leilão e, a possibilidade de devolução. No entanto, para a possibilidade de devolução, o sinal é contrário ao esperado, o que interpretamos como resultado de um possível enviesamento da amostra.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Pedro Godinho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27346
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TP FINAL_SARA SOARES_PDF.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

493
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

931
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.