Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27344
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo-
dc.contributor.authorMarques, Pedro Joel Neto-
dc.date.accessioned2014-10-20T10:22:12Z-
dc.date.available2014-10-20T10:22:12Z-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.identifier.citationMarques, Pedro Joel Neto - O impacto da cultura no comportamento do consumidor : uma abordagem gera, Coimbra, 2014.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27344-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.por
dc.description.abstractHá quem defenda que o estudo do comportamento do consumidor está demasiado focado na fase de aquisição, deixando para segundo plano a compreensão da origem do desejo do consumidor (Pham, 2013). A cultura influencia a forma como o ser humano vive e se relaciona (Salomon et al., 2013). A literatura já há muito reconheceu que o comportamento do consumidor varia entre culturas. Porém os mecanismos por trás desta variação continuam pouco claros (Parker & Tavassoli, 2000). Esta dissertação pretende aclarar alguns desses mecanismos. O objetivo principal desta dissertação é estudar o impacto da cultura no comportamento do consumidor de uma forma geral. A cultura será avaliada tendo por base a teoria das dimensões culturais de Hofstede (Hofstede, 2003), através da CVSCALE – Individual Cultural Value Scale (Yoo, Donthu, & Lenartowicz, 2010). Os consumidores são parte de uma cultura e a cultura é o sistema global em que todos os outros sistemas estão organizados (Salomon et al., 2013). Relativamente ao comportamento do consumidor pretende-se ter uma visão geral, pelo que serão avaliadas áreas do comportamento do consumidor, já descritas na literatura como sendo influenciadas pela cultura: a compra por impulso (Kacen & Lee, 2002), a atitude face ao luxo (Shukla & Purani, 2012) e a atitude face às promoções (McNeill, 2006). Os resultados dos 385 questionários preenchidos na totalidade por consumidores de Portugal e do Brasil permitiram corroborar a teoria de que a cultura tem impacto no comportamento do consumidor, com relevância diferente dentro de cada área do comportamento do consumidor analisada. Também foram identificados alguns mecanismos que permitem perceber de que forma a cultura exerce influência no comportamento do consumidor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectHofstedepor
dc.subjectCVSCALEpor
dc.subjectCompra por impulsopor
dc.subjectAtitude face ao luxopor
dc.subjectAtitude face às promoçõespor
dc.titleO impacto da cultura no comportamento do consumidor : uma abordagem geralpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479257-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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