Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27296
Title: Propriedades de transporte em farmacologia anti-tuberculósica: estudo do hidrocloreto de etambutol
Authors: Veríssimo, Luís Manuel Pires 
Orientador: Ribeiro, Ana Cristina Faria
Keywords: Química; Tuberculose; Farmacologia; Terapêutica; Di-hidrocloreto de etambutol; Propriedades químicas
Issue Date: Sep-2014
Citation: Veríssimo, Luís Manuel Pires / Propriedades de transporte em farmacologia anti-tuberculósica: estudo do di-hidrocloreto de etambutol
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A tuberculose foi declarada emergência mundial pela O.M.S., em 1993. Vivemos pois, neste momento, a confluência de um duplo desafio: o expedito e pragmático tratamento das populações infectadas, e o controlo da resistência ao tratamento, procurando quebrar o ciclo infeccioso. No entanto, são limitados ainda os conhecimentos dos mecanismos envolvidos no tratamento, quer nas defesas bacilares, quer na acção dos fármacos. Tivemos oportunidade, durante o Projecto de Mestrado em Química, de conhecer melhor esta temática e estudar algumas propriedades de transporte do di-hidrocloreto de etambutol, um fármaco anti-tuberculósico de primeira linha. Na abordagem experimental foram determinados valores de densidade, de viscosidade e de coeficientes de difusão e algumas das suas relações. Foram ainda realizados estudos com espectroscopia de ressonância magnética nuclear. Pretendemos não só contribuir para o acervo de conhecimentos nesta área de objectiva importância, mas, concomitantemente, defender o relevante papel que os estudos das propriedades de transporte podem ter nos actuais e futuros processos de desenvolvimento farmacológico.
Description: Dissertação de Mestrado em Química apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27296
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
VERISSIMO Luis_Tese Mestrado 2014.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

399
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

255
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.