Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27150
Title: O contexto educativo de creche como promotor do desenvolvimento psicológico da criança
Authors: Pinho, Ana Mafalda de Castro e 
Orientador: Dias, Maria da Luz
Braz, Maria de Lourdes Cró
Keywords: Desenvolvimento psicológico dos 0 aos 3 anos; Contexto educativo de creche; Programa de intervenção; Práticas adequadas ao desenvolvimento de crianças em idade precoce
Issue Date: 10-Nov-2015
Citation: PINHO, Ana Mafalda de Castro e - O contexto educativo de creche como promotor do desenvolvimento psicológico da criança. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27150
Abstract: Esta investigação enquadra-se na área da Psicologia do Desenvolvimento, enquanto ingrediente vital na “globalização da infância” (Burman, 1996), particularmente, no que se refere à promoção do desenvolvimento psicológico da criança considerando o contexto educativo. Pretendeu-se, especificamente, estudar a importância para o desenvolvimento psicológico das crianças da sua permanência, em idades precoces, em contextos educativos de creche, baseando a intervenção pedagógica na utilização de um programa de intervenção, perspectivado pela investigadora, fundamentado na aprendizagem ativa e em experiências-chave da abordagem curricular High/Scope (Post & Homann, 2011) bem como no modelo Portage (Williams & Aiello, 2009), abrangendo diversos domínios específicos (sentido de si próprio; relações sociais; representação criativa; movimento e música; comunicação e linguagem; cognição; compreensão do espaço e tempo; noção precoce da quantidade e do número). Uma vez que o cuidado e a educação de crianças em idades precoces têm vindo a ser transferidos do domínio privado da família para o domínio público, em instituições, como resposta às alterações, durante as últimas décadas, das condições económicas, sociais e culturais em Portugal, torna-se necessário que tal contexto e o seu efeito sobre o desenvolvimento das crianças sejam objeto de investigações contextualizadas e sistemáticas neste país. Com efeito, apesar das notórias abordagens, nas últimas décadas, ao estatuto da criança e respectiva educação (Portugal, 2009), continua a ser negligenciada em Portugal a educação das crianças até aos 3 anos, sendo a própria Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) omissa em relação a estas idades precoces. Assumindo como objectivo primeiro a promoção do desenvolvimento psicológico destas crianças, torna-se assim premente a necessidade de se reflectir sobre as intervenções educativas para idades precoces (Belsky, 2006, 2009; Crosnoe, Leventhal, Wirth, Pierce, Pianta & NICHD, 2010; Field, 2008; Marchão, 2003; NICHD, 2000, 2003; Pluess & Belsky, 2010; Vandell, 1997, 2004), sendo de importância igualmente significativa, que essas sejam devidamente sustentadas em teorias científicas do desenvolvimento humano. De facto, face à ausência de orientações específicas que definam a intervenção educativa em contexto de creche, é premente estabelecer linhas de orientação que permitam aos educadores de infância, a desempenhar funções nesse contexto, monitorizar, aperfeiçoar e elevar qualitativamente a sua intervenção, com base na adoção de práticas adequadas ao desenvolvimento de crianças deste nível etário. Assim, na presente investigação, contando com a participação de crianças (N= 59) com cerca de 2 anos de idade, residentes em seis concelhos do país, assim como com os respectivos educadores de infância (N= 4), pretendeu-se, através de um estudo comparativo entre grupos de crianças sujeitas ou não ao programa acima referido e perspetivado no âmbito desta pesquisa, conhecer o seu impacto no desenvolvimento psicológico utilizando, nas fases de pré e pós-teste, grelhas de observação/apreciação desse desenvolvimento para crianças em idade de creche, construídas e aferidas anteriormente pela investigadora (Pinho, 2008). Na pesquisa, foi também controlado o efeito do percurso profissional e académico dos educadores de infância envolvidos. Preconizámos assim desenvolver um estudo, mais precisamente uma investigação-acção com uma componente quasi-experimental, cujos resultados permitissem perspectivar um curriculum para o contexto de creche, susceptível de ativar o desenvolvimento psicológico das crianças e de elevar qualitativamente a intervenção educativa. Dado que, em Portugal, tal como já referido, a própria LBSE é lacunar neste aspeto, este estudo revela-se muito pertinente. Em suma, com esta investigação, ambicionámos contribuir para a reflexão acerca da importância para o desenvolvimento psicológico das crianças de uma intervenção pedagógica cientificamente informada durante os três primeiros anos de vida, retirando implicações suscetíveis de ser aplicadas no âmbito da política educativa da infância em Portugal.
This research falls in the area of developmental psychology as a vital ingredient in the "globalization of childhood" (Burman, 1996), particularly with regard to the promotion of the child's psychological development considering the educational context. It was specifically intended to study the importance to the psychological development of children of its sojourn at early ages in daycare educational contexts, basing the pedagogical intervention in the use of an intervention program, envisaged by the researcher, based on active learning and on key experiences of the High / Scope curricular approach (Post & Homann, 2011), as well as on the Portage model (Williams & Aiello, 2009), covering several specific areas (sense of self, social relations, creative representation, movement and music; communication and language, cognition, comprehension of space and time, early notion of the amount and number). Once the care and education of children in early ages have been transferred from the private domain of the family into the public domain, in institutions, as a response to changes during the last decades of economic, social and cultural conditions in Portugal, it is necessary that such a context and its effect on children's development are the subject of contextualized and systematic investigations in this country. Indeed, despite notorious approaches in recent decades to the status of children and their education (Portugal, 2009a), the education of children up to three years old continues to be neglected in Portugal, being the very Law of the Education System (LBSE) silent on these early ages. Assuming as a primary objective the promotion of the psychological development of these children, it becomes a pressing need to reflect on educational interventions for early ages (Belsky, 2006, 2009; Crosnoe, Leventhal, Wirth, Pierce, Pianta & NICHD, 2010; Field, 2008; Marchão, 2003; NICHD, 2000; Pluess & Belsky, 2010; Vandell, 1997, 2004), being also of significant importance, that these are properly supported in scientific theories of human development. In fact, in the absence of specific guidelines that define educational intervention in the context of childcare, it is urgent to establish guidelines that enable early childhood educators, performing functions in this context, to monitor, improve and qualitatively raise its intervention basing it in the adoption of appropriate practices in the development of children of this age level. Thus, in this research, with the participation of children (N = 59) with about two years of age, living in six municipalities in the country, as well as with their kindergarten teachers (N = 4), it was intended, through a comparative study between groups of children, subject or notto the above program and under this research, to know their impact on the psychological development using, in the pre and post-test phases, observation / appreciation grids of this development for children in childcare age, built and verified previously by the candidate (Pinho, 2008). In the research, the effect of professional and academic career of the kindergarten teachers involved was also controlled. We advocated, then, to develop a study, more precisely a research-action with a quasiexperimental component, whose results would allow to envisage a curriculum for the context of childcare, which could activate the psychological development of children and qualitatively raise the educational intervention. As in Portugal, as mentioned above, the very Law on the Education System is blank in this aspect, this study proves to be very relevant. In short, with this research, we aim to contribute to the reflection on the importance to the psychological development of children of a scientifically informed educational intervention during the first three years of life, removing implications susceptible of being applied within the childhood education policy in Portugal. With particular regard to the data collected is possible to advance that children who were part of the experimental groups, which were subject to an intervention program, showed higher gains in the post-test phase at the level of development of glogal motor skills, fine motor skills, receptive language, expressive language, cognitive development and affective and relational development, comparing to the children of the control group, who experienced a natural educational intervention.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27150
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Desenvolvimento psicológico da criança.pdf6.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

869
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

17,767
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.