Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27109
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dc.contributor.advisorLima, Margarida Pedroso de-
dc.contributor.authorMatos, Maria Isabel Pina de Albuquerque Andrade-
dc.date.accessioned2014-09-30T08:02:47Z-
dc.date.available2014-09-30T08:02:47Z-
dc.date.issued2015-05-20-
dc.date.submitted2014-09-29-
dc.identifier.citationMATOS, Maria Isabel Pina de Albuquerque Andrade - Traços disposicionais e projectos pessoais : o diálogo entre o “ter” e o “fazer” da personalidade na produção do bem-estar dos professores. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27109-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27109-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia, no ramo de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractEnquadramento: Actualmente, um das grandes demandas da psicologia da personalidade é responder ao desafio de estudar e compreender a personalidade numa perspectiva holística e integradora que incorpore estruturas, processos e desenvolvimento num todo coerente. Esta investigação procura contribuir para este desígnio da psicologia da personalidade, adoptando, como enquadramento, o modelo de ecologia social. A premissa fundamental do modelo de ecologia social é que a implementação de projectos pessoais, variáveis da personalidade no âmbito da acção pessoal, são capazes de integrar a influência interna das características pessoais estáveis (e.g., traços de personalidade, temperamento…) e as influências das características contextuais estáveis (e.g., ciclos económicos e políticos, regras sociais e culturais…), mediante o desenvolvimento de características pessoais e de características contextuais dinâmicas que proporcionam adaptação, ajustamento e qualidade de vida (e.g., bem-estar subjectivo e bem-estar psicológico). Adicionalmente, o modelo defende que tanto as disposições da personalidade mais estáveis como os projectos pessoais têm uma influência directa no bem-estar pessoal, mas também que as disposições de personalidade têm um impacto no bem-estar que é conseguido através dos projectos pessoais. O principal objectivo desta investigação é explorar a relação entre a personalidade e o bem-estar. Especificamente, investigamos o efeito directo dos cinco factores de personalidade e das suas facetas, bem como dos projectos pessoais, nas componentes do bem-estar subjectivo e nas dimensões do bem-estar psicológico. Paralelamente, exploramos em que medida os projectos pessoais têm um papel mediador e/ou moderador na relação dos cinco factores de personalidade com os dois tipos de bem-estar e se os projectos pessoais estabelecem ligações distintivas com o bem-estar subjectivo e o bem-estar psicológico. Metodologia: Esta investigação inclui onze estudos empíricos com um plano transversal conduzidos numa amostra de professores portugueses (N = 398). Foram administrados questionários de auto-descrição para medir as variáveis de personalidade e de bem-estar. Resultados: Os resultados obtidos suportam a validade factorial das medidas para avaliar a personalidade e o bem-estar. Os cinco factores de personalidade e as respectivas facetas mostraram ter um efeito directo nas componentes do bem-estar subjectivo, bem como das dimensões do bem-estar psicológico. Adicionalmente, uma abordagem mais detalhada utilizando as facetas de personalidade e as componentes específicas do bem-estar proporcionou uma melhor compreensão das relações entre a personalidade e o bem-estar, evidenciando que, dentro do mesmo factor de personalidade, as facetas têm ligações singulares com cada uma das componentes. Os factores dos projectos pessoais e as dimensões/itens têm um impacto directo nas componentes do bem-estar subjectivo e nas dimensões do bem-estar psicológico, e estabelecem algumas ligações específicas com os dois tipos de bem-estar. Finalmente e de grande interesse para a investigação, os factores dos projectos pessoais eficácia, afecto positivo e afecto negativo têm um efeito mediador na relação entre os cinco factores de personalidade e as três componentes do bem-estar subjectivo. Também os projectos pessoais profissionais mostraram ter um efeito de moderação no impacto das facetas da conscienciosidade nas dimensões do bem-estar psicológico, mas não no impacto destas no bem-estar subjectivo. Conclusões: Em conjunto, os resultados destes estudos empíricos oferecem novos contributos não só para as áreas da personalidade e do bem-estar a nível individual, mas igualmente para a relação entre as mesmas e confirmam a principal premissa do modelo de ecologia social para o estudo da personalidade e do bem-estar.pt
dc.description.abstractBackground: Currently, one of the greatest pursuits of personality psychology is to meet the challenge of studying and understanding personality in a holistic and integrative perspective that comprises structures, processes and development in a coherent whole. This thesis aims to contribute to this proposal of personality psychology, adopting social ecological model as framework. The fundamental premise of the social ecological model is that the advance of personal projects, which are personality variables linked to personal action, are capable of integrating the internal influence of stable personal features (e.g., personality traits, temperament,) and the external stable contextual features (e.g., economic and political cycles, social and cultural rules,…), developing dynamic personal and contextual features that provide adaptation, adjustment and quality of life (e.g.,subjective and psychological well-being). Furthermore, the model points out that although our most stable personality dispositions, such as personal projects, have a direct influence on personal well-being, personal dispositions have an impact on well-being through personal projects. The main aim of this research is to explore the relationship between personality variables and well-being. Specifically, we investigate the direct effect of five personality factors and their facets, as well as of personal projects, on subjective well-being components and psychological well-being dimensions. Moreover, we explore whether personal projects have a mediator and/or moderator role on the relationship between the five factors of personality and the two well-being varieties; and whether personal projects have specific linkages with subjective and psychological well-being. Method: This research includes eleven empirical studies with a cross-sectional design, conducted in a Portuguese teachers’ sample (N = 398). Self-report questionnaires were administered to measure the constructs of personality and well-being variables. Results: Results supported the factorial validity of the Portuguese versions of the measures to assess personality and well-being. Five personality factors and their respective facets showed a direct effect on subjective well-being components, as well as on psychological well-being dimensions. Furthermore, a more narrow approach using personality facets and specific well-being components allowed a further understanding of the relationship between stable personality and well-being, showing that, within the same factor, facets have singular linkages with each well-being component. Personal projects factors and dimensions directly impact on the subjective well-being components and the psychological well-being dimensions, and had some specific linkages with the two well-being types. Finally and importantly, the personal projects factors, efficacy, positive affect and negative affect, had a mediator effect on the relationship between the five personality factors and the three subjective well-being components; and job personal projects had a moderator effect on the impact of conscientiousness facets on psychological wellbeing dimensions, but not on the impact of these facets on subjective well-being components. Conclusions: Taken together, results from these empirical studies offer new insights for individual personality and well-being arenas regarding the relationship between them, and confirm the principal premise of the social ecological model for the study of personality and well-being.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectmodelo de ecologia socialpt
dc.subjectpersonalidadept
dc.subjectprojectos pessoaispt
dc.subjectcinco factores de personalidadept
dc.subjectbem-estar subjectivopt
dc.subjectbem-estar psicológicopt
dc.subjectsocial ecological modelpt
dc.subjectfive personality factorspt
dc.subjectpsychological well-beingpt
dc.titleTraços disposicionais e projectos pessoais. O diálogo entre o “ter” e o “fazer” da personalidade na produção do bem-estar dos professorespt
dc.typedoctoralThesispt
dc.date.embargoEndDate2021-05-20-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2015-05-20*
dc.identifier.tid101528043pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6239-1137-
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