Title: Leitura e tratamento do texto literário na aula de Português. Espaço(s) e modo(s) de intervenção
Authors: Nóbrega, Sandro Patrício Gama
Keywords: Didática da Literatura;Leitura em voz alta;Performance;Voz humana;Formação de professores;Ensino do Português
Issue Date: 19-May-2015
Citation: NÓBREGA, Sandro Patrício Gama - Leitura e tratamento do texto literário na aula de Português. Espaço(s) e modo(s) de intervenção. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27035
Abstract: A presente dissertação constitui um estudo sobre a leitura e o tratamento do texto literário na aula de português. Dada a amplitude do tema, o foco desse estudo é analisar modos de intervenção que, se bem que consignados em dispositivos oficiais reguladores do ensino do Português (língua, cultura e literatura), têm uma escassa presença na escola, nomeadamente no que se refere às intervenções no âmbito da leitura em voz alta em sala de aula. Assim, o objeto de estudo principal é a leitura em voz alta do texto literário, prática que, pelas suas características específicas, permite desenvolver competências básicas dos alunos na disciplina de Português. O trabalho apresenta uma dupla vertente. Procedemos, primeiramente, a uma análise teórica, a fim de explanar os domínios atinentes à leitura oralizada e às dimensões neles atuantes, para, de seguida, descrever e analisar modos de intervenção que tiveram lugar no terreno, ao longo de três anos. Estas duas linhas do nosso estudo complementam-se e concorrem para o estabelecimento de conclusões pertinentes no âmbito do ensino da Literatura e das questões relacionadas com a leitura em Portugal. Na Parte 1, seguindo uma perspetiva essencialmente diacrónica, procuramos compreender as perceções que se foram construindo em relação à leitura em voz alta ao longo dos tempos e em espaços geográficos afastados. Esta visão permite-nos enquadrar, de forma lúcida e coerente, as conceções atuais que se fazem desta prática de leitura e sublinhar a necessidade de revalorizá-la. Na Parte 2, seguindo uma perspetiva pedagógica e didática, explicitamos as caraterísticas específicas da leitura oralizada que permitem percecionar a sua relevância no âmbito escolar e social e no desenvolvimento de competências essenciais ao próprio indivíduo e cidadão. Registamos as diferenças e as semelhanças entre atividades de leitura diversas, como sejam a silenciosa e a oralizada, que se complementam e concorrem para finalidades comuns. Descrevemos e analisamos utilizações que se fazem da leitura oralizada, seja num contexto eminentemente social, seja no domínio educativo, relevando procedimentos específicos aquando da leitura oralizada de textos de tipologias diversas. Considerando a voz e o corpo como elementos fundamentais na prática de leitura em voz alta e na gestualidade que amplia e enriquece os atos comunicativos que qualquer leitura oralizada pretende estabelecer, analisamos dimensões ligadas à performance leitora que, em contexto educativo, permitem diversificar e enriquecer a leitura e, por conseguinte, potenciar o sucesso escolar na disciplina de Português, mas não só. Analisamos aspetos dos Programas de Português do Ensino Básico e das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, assim como do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário, que reforçam a necessidade de intensificar a prática da leitura em voz alta e sublinham a importância desta área para cimentar saberes e competências, sem esquecer a componente de avaliação da leitura. Na Parte 3, apresentamos um estudo de caso sobre a leitura em voz alta que desenvolvemos com professores e alunos e que incidiu na aplicação de inquéritos de opinião e na observação e participação em sessões de leitura. Dos dados obtidos, extraímos conclusões acerca das perspetivas que se vão criando em relação à leitura em voz alta e sugerimos abordagens inovadoras do texto literário, conducentes à melhoria das capacidades de compreensão e interpretação dos alunos. O projeto no âmbito da formação de professores que foi desenvolvido, no Funchal, em conjugação com a nossa investigação, tornou-se uma espécie de laboratório do estudo. Assim, os resultados atingidos com os Encontros de Leitura em Voz Alta “Ler com Amor” vão ao encontro dos estudos teóricos sobre a importância desta prática em contexto pedagógico. A promoção de atividades diversificadas de natureza académica e cultural, assim como o apoio de especialistas e de professores universitários e do ensino básico e secundário, de escritores, de atores e de contadores de histórias, constituíram, globalmente, um subsídio para a conceptualização do nosso objeto de estudo. O quadro conceptual apresentado, a observação e a análise de práticas de leitura oralizada em sala de aula, o percurso delineado e cumprido, as hipóteses que fomos seguindo e as conclusões que propomos não esgotam o tema, nem transformam, no imediato, o quadro da leitura e do ensino da Literatura em Portugal, mas são, quiçá, um horizonte para outros modos de ação. Pretendemos esboçar, com base na teoria e na prática, alternativas que podem contribuir para uma reconfiguração de objetivos e do próprio objeto da aula de Português, no que à leitura literária diz respeito. Na conclusão, a par dos limites do trabalho, sublinhamos as virtualidades da leitura em voz alta e o lugar que deve ocupar para uma reconfiguração, que consideramos necessária, do tratamento do texto literário na aula de Português.
The present dissertation is a study about reading and treatment of the literary text in the Portuguese class. Due to the breadth of the theme, the object of the study is to analyze methods of intervention, which despite being established in official regulatory devices on Portuguese teaching (language, culture and literature), don't have a frequent presence in school, namely the interventions in the context of reading aloud in the classroom. Thus, the main object of this study is reading aloud the literary text, a practice that, by its specific features, allows to develop pupils' basic within in the Portuguese subject. This thesis presents a double strand. First of all, we made a theoretical analysis, to explain the domains related to oral reading and its acting dimensions, and secondly, we have described and analyzed methods of intervention that took place in the field, over three years. These two lines of our study complement and will promote relevant conclusions in the context of teaching literature and the issues related to the reading in Portugal. In Part 1, following an essentially diachronic perspective, we seek to understand how perceptions about reading aloud have been builted over time and in distant geographical spaces. This vision allows us to fit, lucid and coherently, the actual conceptions that people make of this reading practice and to emphasize the need of revaluing it. In Part 2, following a pedagogical and didactic perspective, we have made explicit the specific characteristics of the oral reading which allow us to understand its relevance in the educational and social context and in developing essential skills to the individual and citizen. We have noted the differences and similarities between varied reading activities, such as silent or oral reading, which complement each other and complete for common purposes. We have described and analyzed procedures through oral reading, in an eminently social or educational context, or in an educational one, emphasizing specific procedures when reading orally. Considering the voice and the body as key elements in the reading aloud practice as well as in gestures which amplifies and improves the communicative acts that any oral reading intends to establish, we have analyzed dimensions associated to the reading performance which, in an educational context, allow to diversify and enrich reading and, thus, to enhance school success in the Portuguese subject, but not only. We have analyzed aspects of the Portuguese Programs of Basic Education and the Curricular Goals of Portuguese of Basic Education, as well as the Program and Curricular Goals of the Portuguese Secondary Education, which reinforce the need to intensify the practice of reading aloud and underline the importance of this specific area to solidify knowledge and skills, without forgetting the evaluation component of reading. In Part 3, we have described a case study on the aloud reading which we have developed with teachers and students focusing in the application of opinion surveys and in the observation and participation in reading sessions. From the collected data, we have extracted conclusions about the perspectives that are being created towards aloud reading and we suggested different and innovative approaches to the literary text, leading the improvement of comprehension and interpretation skills in students. The project in the context of teacher training that was developed, in Funchal, combined with our investigation, became a kind of study laboratory. Thus, the outcomes achieved with the Encontros Literários de Leitura em Voz Alta "Ler com Amor" - Meetings of Reading Aloud "Ler com Amor" (Reading with Love) are in line with theoretical studies on the importance of this practice in pedagogical context. The promotion of diversified academic and cultural activities, as well as the support of experts and primary, secondary and university teachers, writers, actors and storytellers, have constituted, globally speaking, a subsidy to the conceptualization of our object of study. The presented conceptual framework, the observation and the analysis of oral reading practices in the classroom, the fulfilled outline route, the hypotheses that were followed and the conclusions that we propose do not deplete the subject, or change, within a short period of time, the framework of reading and teaching Literature in Portugal, but they are, perhaps, a scope for other approaches. It was our determination, based on theory and practice, to sketch alternatives that can contribute to a reconfiguration of the objectives and the object itself of the Portuguese class, in what concerns literary reading. In conclusion, together with the limits of the work, we have emphasized the virtues of aloud reading and the place it should occupy for a reconfiguration, which we consider necessary, of the usage of the literary text in the Portuguese class.
Description: Tese de doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (2011–2014), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27035
Rights: openAccess
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