Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26978
Title: Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento
Authors: Carvalho, Anabela de Oliveira Duarte da Cruz 
Orientador: Pereira, Marcelino
Festas, Maria Isabel
Keywords: Dislexia de desenvolvimento; Leitura; Avaliação psicológica; Preditores desenvolvimentais; Estudos longitudinais; Developmental dyslexia; Reading; Psychological assessment; Developmental predictors; Longitudinal studies
Issue Date: 17-Mar-2015
Citation: CARVALHO, Anabela de Oliveira Duarte da Cruz - Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26978
Abstract: A dislexia de desenvolvimento (DD) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de descodificar, processar e perceber a informação escrita, causando problemas na aprendizagem da leitura e da escrita, tanto ao nível da exatidão como da eficiência. No entanto, apesar de haver correlatos neurodesenvolvimentais e cognitivos, o seu diagnóstico só ocorre, por norma, quando as dificuldades são já muito evidentes, com os consequentes efeitos negativos na aprendizagem, no sucesso escolar e até no bem-estar emocional da criança. De forma inquestionável defende-se que um diagnóstico atempado das necessidades específicas é crucial para uma prevenção eficaz e para a diminuição das consequências negativas que advêm das dificuldades acumuladas. No caso particular da DD o desconhecimento de indicadores dessas dificuldades inviabiliza tal atitude preventiva. Em Portugal estima-se que cerca de 6% das crianças em idade escolar tenham DD mas muitas delas fazem o seu percurso escolar sem qualquer tipo de ajuda, apesar das manifestações muito evidentes de dificuldades graves. Por outro lado, grande parte do conhecimento científico relativo quer à aquisição da leitura quer à dislexia provém de estudos anglo-saxónicos, havendo uma escassez de investigação em línguas latinas e, de forma mais saliente, em português. Sabe-se que a aprendizagem da leitura é influenciada pelo grau de transparência do código ortográfico, mas desconhece-se com exatidão os fatores que mais influenciam esta aquisição em português europeu, dificultando a identificação de indicadores precoces da DD. Iniciámos esta investigação visando analisar o modo como um conjunto de variáveis diretamente relacionadas com a criança, avaliadas no final do Jardim de Infância (sexo, idade, existência de problemas no seu desenvolvimento, nível intelectual, competências linguísticas, visuopercetivas, de velocidade de nomeação e o conhecimento de letras), se relacionam, quer com o seu desempenho na leitura, no 1.º e no 2.º ano de escolaridade, quer com a manifestação de DD no 2.º ano. Ou seja, pretendemos determinar, para a situação concreta das crianças portuguesas, quais são os preditores mais robustos do seu futuro desempenho na leitura e da DD. Para além disso, visamos analisar a influência de outros fatores na aquisição da leitura e na ocorrência de problemas de aprendizagem da mesma. Em particular, referimo-nos à existência de dislexia na família ou de problemas de aprendizagem por parte dos pais, ao ambiente de literacia e ao nível socioeconómico da família (NSE),. Em termos metodológicos recorremos a um design longitudinal, que nos permitiu acompanhar 200 crianças desde o ano final do Jardim de Infância até ao 2.º ano de escolaridade, com a aplicação de diversos instrumentos em três momentos de avaliação. Concluímos que, relativamente ao desempenho na leitura, fatores como a idade, o sexo, o nível intelectual e a existência de problemas de fala/linguagem no seu desenvolvimento não se constituem como preditores do futuro desempenho na leitura. Os melhores preditores do desempenho da fluência e da precisão de leitura, tanto no 1.º como no 2.º ano, encontram-se nas medidas neurocognitivas do nosso estudo (processamento linguístico, velocidade de acesso ao léxico e competências visuoespaciais), embora com pesos distintos. Os fatores relativos ao processamento linguístico assumem um papel mais evidente na fluência de leitura no 1.º ano de escolaridade, enquanto os relativos à velocidade de nomeação têm maior peso no 2.º ano. As competências visuoespaciais têm uma importância menor mas não desprezível na predição do desempenho na leitura, tendo um papel mais relevante na predição da qualidade da descodificação (precisão). Em relação ao efeito dos problemas de aprendizagem da leitura por parte dos pais nas dificuldades dos filhos, os resultados apontam para uma associação significativa entre ambos. Há, ainda, uma relação positiva entre o NSE e o desempenho da criança na leitura, colocando em desvantagem as crianças de NSE mais baixo. O ambiente de literacia da família tem também uma influência positiva na qualidade da leitura da criança, nomeadamente no 2.º ano de escolaridade. Embora os fatores contextuais não sejam preditores da dislexia, os dados mostram que o ambiente de literacia familiar é um mediador importante do desempenho na leitura das crianças com dislexia, estando associado de forma significativa e positiva com uma menor manifestação de dificuldades. No que se refere à predição da dislexia, os indicadores obtidos junto da nossa subamostra, constituída por 14 sujeitos com um perfil neurocognitivo consistente com a presença de DD, mostram que o seu desempenho na fluência semântica e o conhecimento que têm das letras no Jardim de Infância são os fatores mais fortemente preditores das dificuldades posteriores. Acresce referir que neste grupo os problemas relativos à velocidade de nomeação são indicadores mais robustos das suas dificuldades de leitura no 2.ºano do que os relativos à consciência fonológica.
The developmental dyslexia (DD) is a neurodevelopmental disorder which affects the ability to decode, process and understand written information, causing problems in reading and writing, both in terms of accuracy and efficiency. However, although there are neurodevelopment and cognition correlations, their diagnosis only occurs, as a rule, when difficulties are already very evident, consequently having negative effects on learning, school success and even in the emotional well being of children. It is argued, indisputably, that the prompt diagnosis of the specific needs of children is crucial for effective prevention and for reducing the negative consequences that derive from accumulated difficulties. In the particular case of DD the lack of knowledge of the indicators of these difficulties makes this preventive attitude impossible to occur. In Portugal it is estimated that about 6% of school-age children have DD but many of them go through school without any help, despite the very obvious manifestations of serious difficulties. On the other hand, much of the scientific knowledge relating either to the acquisition of reading or to dyslexia comes from Anglo-Saxon studies and there is scarce investigation published in Latin languages, namely in Portuguese. It’s known that learning to read is influenced by the degree of transparency of the orthographic code, but the factors that influence this acquisition in European Portuguese remain unknown, hindering the identification of early indicators of DD. We started this research aiming to analyze how a set of variables directly related to the child assessed at the end of kindergarten (age, sex, development problems, intellectual level, language skills, visual and perceptive skills, naming speed and knowledge of letters), relate either to their performance in reading, both in the 1st and in the 2nd level, and with the manifestation of DD in the 2nd level. That is, we intend to determine, in Portuguese children, which are the strongest predictors of future performance in reading and in DD. In addition, we aim to determine the influence of other factors in the acquisition of reading and the occurrence of problems in learning to read. In particular, we refer to the existence of dyslexia in the family or parents’ learning problems, the literacy environment and the socioeconomic level of the family (SEL). We used a longitudinal design, which allowed us to track 200 children from the final year of kindergarten through the 2nd level, while applying several instruments in three evaluation moments. We concluded that factors such as age, gender, intellectual level and the existence of speech/language problems in children’s development are not predictors of future reading performance. The best predictors in both fluency performance and reading accuracy, in the 1st and 2nd grade, can be found in the neurocognitive measurements (linguistic processing, access speed to the lexicon and visual/spatial skills), although with different degrees of importance. Factors related to the linguistic processing play a more obvious role in reading fluency in 1st grade, while those relating to naming speed have greater weight in the 2nd. The visual/spatial skills have a lesser but not negligible importance in predicting reading performances, having a greater role in predicting quality of decoding (accuracy). Regarding the effect of parents’ learning problems to read on children, the data show a significant association between both. There is also a positive relationship between the SEL and the child's performance in reading, placing children from lower SEL in a disadvantage position. The family literacy environment also has a positive influence on the quality of the child’s reading ability, particularly in the 2nd grade. Although contextual factors are not predictors of dyslexia, the data show that the family’s literacy environment is an important mediator of the reading performance of children with dyslexia, and is associated significantly and positively with less manifestation of difficulties. With regard to the prediction of dyslexia, the indicators obtained from our sub-sample consisting of 14 subjects with a neurocognitive profile consistent with the presence of DD show that their performance in semantic fluency and their knowledge of letters in kindergarten are the most strongly predictive factors of the future difficulties. Furthermore, it is important to add that in this group the problems concerning naming speed are strongest indicators of their reading difficulties in the 2nd level than those regarding phonological awareness.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia, no ramo de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26978
Rights: embargoedAccess
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