Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26205
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Luísa Maria de Almeida-
dc.contributor.advisorAlbuquerquei, Maria Cristina Petrucci Almeida-
dc.contributor.authorGalrão, Tânia Nazaré Alves-
dc.date.accessioned2014-06-30T09:47:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26205-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para a análise da representação espacial num grupo de crianças com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA). A autora recorre à teoria piagetiana e à versão informática de uma das provas operatórias: o jogo Base Alpha. Após a comparação do desempenho entre o grupo experimental (22 crianças dos 8 aos 14 anos) e o grupo de controlo (18 crianças dos 8 aos 12 anos), verificase que o primeiro não demonstra dificuldades significativas no que respeita às noções envolvidas na representação espacial. Apesar do instrumento não se apresentar fiável na discriminação de ambos os grupos, os resultados incentivam ao uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem, assim como indiciam o benefício da substância Metilfenidato para mediatizar tal processo.pt
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the analysis of spatial representation in a group of children with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). The author uses the Piagetian theory and the digital version of a operatory task: the game Base Alpha. Comparing the performance between the experimental group (22 children from 8 to 14 years) and the control group (18 children from 8 to 12 years), it appears that the first does not show significant difficulties as regards the concepts involved in representing space. Although the instrument is not reliable in the discrimination of both groups, the results encourage the use of the computer as a tool for teaching and learning, and show the benefit of the substance Methylphenidate in the mediation of this process.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectTeoria piagetianapt
dc.subjectJogos interactivospt
dc.titleEstudo do desenvolvimento da representação espacial em crianças com PHDA através de um jogo interactivo (Base Alpha)pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleEstudo do desenvolvimento da representação espacial em crianças com PHDA através de um jogo interactivo (Base Alpha)por
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2009-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9055-9673-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tânia Galrão.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

922
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

74
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.