Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/26189
Title: Emotional labor e burnout em profissionais de saúde
Authors: Silva, Dalila Maria Vale Lemos da 
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos de
Keywords: Trabalho; Stress; Burnout, profissionais de saúde
Issue Date: 2007
Serial title, monograph or event: Emotional labor e burnout em profissionais de saúde
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As emoções são constituintes fundamentais da vida humana e organizacional, nomeadamente, nas profissões que requerem um contacto directo face-a-face com terceiros, como é o caso dos profissionais de saúde, que enfrentam diariamente situações de trabalho física e emocionalmente esgotantes, que os conduz, por vezes, ao burnout (exaustão profissional). O cerne do presente trabalho é analisar a presença de trabalho emocional (emotional labor) em profissionais da área da saúde. Mais especificamente, pretende-se investigar o impacto das diferentes dimensões do emotional labor: exigências emocionais do trabalho (job-focused emotional labor) e estratégias individuais de regulação das emoções no trabalho (employee-focused emotional labor) na exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal (burnout). Através de uma amostra de 173 profissionais de saúde, da zona centro e norte de Portugal, os nossos resultados demonstraram que estes profissionais experimentam emotional labor, uma vez que interagem frequentemente com outras pessoas (e.g., pacientes), o que por seu lado, leva a que recorram ao deep acting (alterar sentimentos internos) como estratégia de regulação emocional. Este estudo confirma ainda que, para além do deep acting, também as display rules (regras, normas e padrões de comportamento organizacionais para a regulação e controlo das emoções no trabalho) para mostrar emoções positivas e para esconder emoções negativas, se relacionam positivamente com a realização pessoal. Estes factos vêm realçar, que a qualidade de vida, e os sentimentos de competência e de realização estão associados à ausência de sentimentos/emoções negativas e dissonantes e, à presença de emoções positivas, componentes essenciais da vida destes profissionais.
Emotions are considered a primary constituent of human and organizational life, particularly, in professions that require face-to-face contact with the public, like health professionals, who face everyday, physical and emotional stressing job situations that may fall into burnout (professional exhaustion). The mainly purpose of this study is analyze the presence of emotional labor in health professionals. More specifically, we pretend to investigate the impact of the different dimensions of emotional labor: interpersonal work demands (job-focused emotional labor) and individual strategies for regulation of feelings in workplace (employee-focused emotional labor) on emotional exhaustion, depersonalization and reduced personal accomplishment (burnout). Through a sample of 173 health professionals, from center and north of Portugal, our results demonstrate that this professionals report emotional labor, because they interact frequently with other people (e.g., patients) and, consequently, that will lead to the use of deep acting (changing internal feelings). This study also confirms that deep acting and perceived display rules (rules, norms and standards of organizational behavior to regulate and control emotions in workplace) to show positive emotions and hide negative emotions, related positively to personal accomplishment. This facts highline that, life quality and feelings of efficacy and accomplishment, were associated with lack of negative and dissonant emotions and, with the presence of positive emotions, essentials components for this professionals life.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/26189
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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