Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26178
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.authorPrata, Maria José Bernardo-
dc.date.accessioned2014-06-27T12:50:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26178-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractO ensino da escrita compositiva é uma tarefa pouco contemplada no Ensino Básico embora esta atravesse todo o currículo e acompanhe os alunos ao longo da vida. Considerada como uma atividade envolvendo múltiplos e complexos processos cognitivos, suscetível de aprendizagem em situações de instrução apropriada, a composição de textos, de acordo com trabalhos de investigação empírica desenvolvidos no âmbito da psicologia cognitiva, fomenta a compreensão da leitura, a aquisição e a transformação de conhecimentos. Nesta dissertação de mestrado expomos, primeiro, os modelos cognitivos nos quais assentam as estratégias para o ensino da escrita compositiva do ensaio de opinião do SRSD(Harris et al., 2008) e, segundo, o estudo quase-experimentalcom alunos do 8.º ano de escolaridade em escolas do Ensino Básico, no qual aplicámos aquele. Descrevemos ainda a metodologia e os resultados obtidos que nos permitiram constatar que o programa instrucional aplicado fomentou, com efeitos perduráveis, a aprendizagem da escrita do ensaio de opinião.pt
dc.description.abstractTeaching how to compose a text is not frequently explored in Portuguese schools however text writing is an ability across the whole curriculum and permeates everyday life. Writing is a complex cognitive task which includes multiple cognitive processes. How to compose a text can be taught and learned but it requires a learning environment, and appropriated writing instructions. The cognitive psychology uses evidence-based practices to make clear that composing texts improves reading comprehension, and the ability to acquire, and to transform knowledge. In this thesis we expose two cognitive models of composing texts. Part B describes the whole investigation procedures we developed to carry out a quasiexperimental study about teaching writing strategies of the SRSD (Harris et al., 2008) teaching model which we conducted in two middle schools with 8th grade students in two middle schools.We conclude that our program to write an opinion essay improved the students’ outcomes in composing this text genre and that this improvement remains for a long time.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEnsino de estratégias de escritapt
dc.subjectEnsino de Portuguêspt
dc.subjectEnsino Básicopt
dc.titleEnsino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbrapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleEnsino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbrapor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2012-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Maria Prata.pdf13.41 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.